Cultura - Educação

Quem são as pessoas que marcaram a história da pátria brasileira?

16 de Março de 2021

Do primeiro herói brasileiro, Tiradentes, a personalidades como Santos Dumont, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Anita Garibaldi, ao ícone do esporte nacional Ayrton Senna. O palestrante, escritor e aviador Ruy Sodré reuniu em 128 páginas do livro Os Heróis Brasileiros mais de 70 nomes que marcaram a história do país.

Foto: Divulgação

A referência de Ruy Sodré para a escolha dos nomes, segundo o autor, é o Projeto de Lei apresentado e aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República. Os capítulos do livro, todos ilustrados com a foto do personagem citado, foram divididos por 12 categorias, algumas dentro de um contexto histórico como Brasil Colonial; Independência e a Insurreição Pernambucana e também por áreas de atuação como Literatura, Música e Ciência.

Em uma das categorias trazidas pelo autor estão as heroínas brasileiras. Ele destaca celebridades como Anita Garibaldi; Maria Quitéria e Princesa Isabel; a figuras menos conhecidas como Anna Ney (pioneira na enfermagem) e Clara Camarão (indígena considerada uma das precursoras do feminismo no Brasil).

A intenção de Ruy com a obra, além de preservar a vida e o legado dessas personalidades, também é levá-los ao conhecimento do público em geral, especialmente estudantes. “Os nossos heróis, por suas realizações e legados, fazem com que cada um de nós, brasileiros, cultive suas glórias e suas memórias”, enaltece o autor.

Ruy Sodré é bastante conhecido no ramo aeronáutico, no qual já foi convidado para palestrar no Brasil e no exterior. Esta é sua primeira obra que não tem como pano de fundo a aviação; seus dois primeiros títulos são O Sonho de Voar – 300 anos de história e Santos Dumont um herói brasileiro, no qual é coautor.

Ficha Técnica:
Livro: Os Heróis Brasileiros
Autor: Ruy Sodré
ISBN: 978-85-7789-387-4
Editora: JH MIZUNO
Formato: 23x15cm
Páginas: 128
Onde encontrar: Contatos com o autor: ruysodre@hotmail.com ou (19) 97103.9790

Sobre o autor

Ruy Sodré é palestrante, aviador e escritor. Sócio-fundador da Aerosport Escola de Aviação, curador das exposições “Vida e Obra de Santos Dumont” e “O Sonho de Voar”. Palestrante em escolas e universidades públicas e privadas no Brasil e no exterior. Recebeu diversas homenagens incluindo a Academia da Força Aérea de Pirassununga/SP, Destaque da Aviação em 2006, do Museu Histórico da cidade de Ribeirão Preto/SP e de diversas escolas públicas e privadas.

É também autor do livro O Sonho de Voar – 300 anos de história e coautor da obra Santos Dumont um herói brasileiro. Também já atuou como comissário-geral do Brasil, na Exposição Oceânica Internacional em Okinawa, no Japão em 1975.

Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo