Informes - GERAIS

Como a SmartLedger quer fazer uma revolução contábil e tributária no Brasil através da IA

30 de Abril de 2025

Inteligência artificial, tecnologia de dados e foco no cliente: essa é a receita da SmartLedger para ajudar empresas a resolver um dos maiores entraves do país, que é a complexidade do sistema tributário.

Foto: Divulgação

Ainda na faculdade de engenharia, entre cálculos e projetos acadêmicos, Luiz Eduardo Macedo e Lucas Dinelli enxergaram uma oportunidade que ultrapassaria os limites da sala de aula e daria início a uma verdadeira revolução no setor contábil e tributário. A ideia era clara: utilizar ferramentas avançadas de tecnologia da informação para desmistificar e simplificar a relação das empresas com suas obrigações fiscais — aliviando, de forma legal, o peso desses encargos e tornando a gestão contábil e fiscal mais eficiente e acessível. Assim nasceu a SmartLedger AI LTDA, uma startup cearense que, em menos de um ano de atuação, já movimentou mais de R$ 200 milhões em créditos tributários para empresas de todo o Brasil.

Fundada em outubro de 2024, a SmartLedger é fruto da união de cinco sócios — Luiz Eduardo Macedo, Lucas Dinelli, Djoni de Araujo Neves Filho, Israel de Jesus Lopes Silva e Stephane Cyril Yan Olibe — e tem sede em Fortaleza (CE). A empresa desenvolveu uma plataforma em nuvem que automatiza tarefas como conciliação bancária, importação de extratos e identificação de créditos tributários, especialmente previdenciários via e-Social e DCTFWeb.

Desafios

O sistema tributário brasileiro é amplamente reconhecido por sua complexidade, resultado de décadas de sobreposição de normas, tributos e obrigações acessórias em diferentes esferas de governo. Empresas de todos os portes enfrentam dificuldades para interpretar e cumprir as exigências fiscais, o que frequentemente resulta em pagamentos indevidos ou oportunidades de recuperação de créditos não aproveitadas.

A recente aprovação da reforma tributária, por meio da Emenda Constitucional 132/2023, visa simplificar esse cenário ao substituir tributos como ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins por um modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual — composto pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) — com implementação gradual até 2033.

Embora a proposta busque maior transparência e uniformidade, a transição exigirá atenção redobrada das empresas para evitar inconsistências e garantir conformidade. Nesse contexto, soluções tecnológicas como as oferecidas pela SmartLedger tornam-se ainda mais relevantes, ao automatizar a análise de dados fiscais e bancários, identificar créditos tributários e assegurar que as empresas aproveitem ao máximo os benefícios fiscais disponíveis, mesmo em meio a mudanças legislativas significativas.

Créditos Tributários

Créditos tributários são valores que as empresas têm o direito de recuperar quando pagam tributos a mais ou indevidamente, seja por erro de cálculo, interpretação equivocada da complicadíssima legislação tributária brasileira ou devido a mudanças e inovações nas normas fiscais. Deste modo, um dos grandes trunfos da SmartLedger é, através de sua plataforma e software proprietário, auxiliar as empresas nesse processo, automatizando a análise de documentos fiscais e bancários. Utilizando Inteligência Artificial e integração com sistemas externos, a solução identifica oportunidades de recuperação de créditos com precisão e agilidade. Dessa forma, as empresas podem reaver valores pagos indevidamente, melhorar seu fluxo de caixa e garantir conformidade com a legislação vigente.

"Nosso objetivo sempre foi transformar a gestão contábil e fiscal no Brasil por meio da tecnologia e do uso inteligente de dados", afirma Luiz Eduardo. Por utilizar inteligência artificial para processar grandes volumes de dados com alta precisão, a plataforma elimina a possibilidade de erro humano e acelera processos que, na contabilidade tradicional, consumiriam dias ou até meses de trabalho manual, economizando tempo e recursos financeiros.

Foto: Divulgação

Modelo de Negócios

A SmartLedger opera em dois modelos de negócio: como suporte técnico para escritórios de contabilidade e advocacia, realizando toda a operação de dados para recuperação de créditos; e no atendimento direto ao cliente final, oferecendo todo o fluxo — da análise ao protocolo administrativo — com remuneração baseada em sucesso e repasse comercial ao parceiro.

Em 2024, a empresa processou mais de 10 milhões de documentos fiscais e bancários para 180 empresas, identificando R$ 200 milhões em créditos tributários. "Esses números validam a eficiência da nossa tecnologia e reforçam o impacto que geramos nos negócios dos nossos clientes", destacam os sócios.

Além de programadores, engenheiros e especialistas em dados, a empresa emprega um time multidisciplinar que combina expertise técnica em contabilidade, engenharia de dados e legislação fiscal para oferecer soluções ao mercado que simplificam o complexo. Os sócios afirmam que a empresa, embora jovem, está pronta para os próximos desafios, seja ajudando um contador a ganhar produtividade, uma empresa a recuperar créditos ou um auditor a cruzar informações com mais velocidade. "Ao automatizar processos e devolver o controle às mãos dos empresários, provamos que a tecnologia pode também ser sobre cuidar de gente, de dar fôlego financeiro às empresas, para que as mesmas possam gerar mais empregos. Porque no coração da inovação da SmartLedger está uma ideia simples: facilitar a vida de quem constrói o Brasil todos os dias”, concluem.

Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo