Informes - Canal Jurídico

Manoel Valente lança a obra “Gênese Constitucional Brasileira” e celebra seus 35 anos

29 de Abril de 2021

O dia 02 de maio de 2021 poderia ser um dia normal, mas não. Não mesmo! O reconhecido jurista Manoel Valente Figueiredo Neto celebrará seus 35 anos e lançará seu décimo segundo livro – a inédita obra Gênese Constitucional Brasileira, pela editora científica CRV (Curitiba, PR).

Foto: Gabriel Seben

Fruto de seus estudos como professor do Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Caxias do Sul, o registrador de imóveis confere importante passo para os operadores do Direito compreenderem as questões constitucionais de nosso país, pois, conforme o mesmo, “os desafios constitucionais atuais do Brasil só podem ser compreendidos se entendermos a nossa origem constitucional. O estudo da gênese proporciona o encontro do passado com o presente, e, nele, a articulação que desejamos para o futuro”, adverte o laureado jurista.

Foto: Gabriel Seben

Manoel Valente possui carreira jurídica exitosa. Aprovado nos mais diversos concursos públicos jurídicos do Brasil, sempre nas primeiras posições. O ex-professor adjunto da UFRJ hoje é Registrador de Imóveis em Caxias do Sul, Estado do Rio Grande do Sul e professor de Direito na Universidade de Caxias do Sul, orientando mestres e doutores. Nas suas façanhas, recentemente foi aclamado em Havard, sendo devidamente catalogado com record em alma mater universal: http://id.lib.harvard.edu/alma/99155235317803941/catalog.

Personalidade cobiçada nos mais diversos eventos jurídicos, Manoel Valente destaca-se pela competência, seriedade e compromisso. O mais novo livro de Manoel Valente analisa a origem Constitucional do Brasil, no contexto da Assembleia Constituinte de 1823 e da Constituição Imperial, considerando que representaram palcos das discussões, diretrizes políticas e das questões jurídicas, atinentes ao Brasil daquela época que, sedento por uma Constituição, discutia e formulava os ideais do que viria a ser a primeira Carta Magna genuinamente brasileira. Verifica que, em meio ao contexto histórico, houve no Brasil pensamentos e formulações sobre a aplicação de institutos jurídicos, até então consagrados em outros países, com adaptações para as peculiaridades brasileiras, de modo racional, intencional e prospectivo.

O livro de Valente representa um antes e depois nos estudos do Direito Constitucional e utiliza como método a pesquisa bibliográfica e documental, adotando uma perspectiva histórica. Demonstra como as práticas históricas que o Brasil vivenciou contribuíram na articulação do Pensamento Constitucional singular, capaz de representar as circunstâncias que moldavam a formulação e a adaptação da Lei Maior, no decorrer do tempo e da História.

Mal nasceu e já é um clássico do Direito brasileiro. Digno dos gigantes!

Para saber mais sobre o jurista, o público pode acompanhar suas redes sociais https://www.instagram.com/manoelvalentefn/ e https://m.facebook.com/manoelvalentefn, ambas com selo de verificação oficial, bem como visitar seu site https://manoelvalente.com.br .

Comentários
Assista ao vídeo