Informes -

Será que está na hora de montar um negócio?

18 de Junho de 2021

Empreendedor de Subsistência e Empreendedor Temporário

O empreendedorismo é bastante incentivado no Brasil, inclusive com programas como o MEI, e visto por muitos como umas das únicas alternativas de gerar renda ou conseguir ganhar um salário um pouco maior. A ideia de ser dono do seu próprio tempo e não ter um patrão é bastante tentadora, e aí vem a pergunta, será que está na hora de montar um negócio?

Ednelson Teresa em palestras sobre empreendedorismo

Todos esses incentivos por parte da sociedade e do governo são válidos, porém precisamos entender que empreendedorismo não é a solução para o desemprego. Segundo o SEBRAE um dos grandes fatores para a sobrevivência ou mortalidade de uma empresa é o conhecimento em gestão. Donos de empresa que fazem treinamentos de gestão possuem muito mais longevidade e sucesso em suas empresas. É isso! Gestão é o segredo!

Segundo Ednelson Teresa, consultor de negócios e especialista em gestão de empresas existem duas categorias de empreendedores que são perigosas.

“Tem dois termos que tenho usado ultimamente, um deles é o empreendedorismo de subsistência e o outro é empreendedor temporário. O empreendedorismo de subsistência é a pessoa que trabalha somente por um salário sem almejar grandes conquistas, nesse tipo de modalidade o empreendedor quer terum negócio para garantir a sua sobrevivência e da sua família. Já o empreendedor temporário é aquela pessoa que por algum motivo está fora do mercado de trabalho e se vê obrigado a fazer alguma coisa para gerar uma fonte de renda, então a pessoa resolve montar um negócio por um curto período de tempo até que ela esteja novamente recolocada ao mercado de trabalho.” Comenta Ednelson.

Em grande parte, o empreendedor de subsistência e o empreendedor temporário começam o seu negócio com o próprio dinheiro da rescisão do emprego anterior. Geralmente eles cometem os mesmos erros, por falta de conhecimento não calculam direito os seus impostos e a sua margem de lucro, precisam de renda desesperadamente, fazem preços muito baixos na esperança de conseguir clientes e por consequência eles podem ferir uma cadeia inteira de produção local deixando marcas profundas que além de gerar o fechamento da empresa acaba fechando outras empresas que não suportaram uma concorrência “não saudável”.

Aquela ideia que o empreendedor é um indivíduo criativo, ousado e pró ativo não se aplica a esse tipo de empreendedor, que muitas vezes não tem ambição e a única coisa que eles desejam é uma rotina sem um chefe.

Uma outra constatação que reforça essa questão é que segundo a Consultoria Santo Caos a maior concentração de empreendedores no Brasil está entre 45 e 54 anos, bem diferente do restante do mundo que fica entre 25 e 34 anos.Devido a falta de capacitação a maior parte das pessoas que resolvem montar um negócio fecham as portas antes de completar 5 anos de vida.

“Muitos não querem as responsabilidades, mas sim os benefícios de empreender. Isso não quer dizer que o empreendedor de subsistência não tenha chances de sucesso, pelo contrário, há diversos casos de sucesso e empreendedores que se destacaram começando com muito pouco. Mas se não houver investimento em treinamento e capacitação a chance desses empreendedores virarem apenas estatísticas é grande. É aquela velha história, um ótimo vendedor de roupas, pode ser um péssimo administrador.” ExplicaEdnelson Teresa.

Estudos do Sebrae e o IBPQ apontam que existem 48 milhões de empreendedores no Brasil, e desse número 44% resolveram empreender por necessidade, e por fim 7 de cada 10 empresários recebem no máximo 3 salários mínimos por mês, e esse é o pano de fundo que reforça o empreendedorismo de subsistência.

Ednelson, que já prestou consultoria para mais de 800 empresas, em sua experiência acrescenta.“Esse é de fato o retrato do empreendedorismo do desespero, da ineficiência, da falta de produtividade, sem qualificação e sem planejamento as empresas se desintegram e levam alguns juntos com eles.”

Empreender na base da pirâmide não é fácil, sobretudo sem capacitação as chances de escalabilidade são praticamente nulas, por isso muitos empresários começam pelo MEI, mas não consegue sair dessa condição.

A boa notícia pra você que está lendo essa matéria até aqui é que você já está no caminho certo, no caminho do conhecimento, e isso por si só já te coloca em vantagem diante do mercado. A dica de ouro é buscar o conhecimento, treinamento e capacitação!

Hoje temos disponíveis um grande número de informações, seja livros, palestras, eventos, treinamentos, internet, entre outros, basta você descobrir quem são seus mentores, e assim ter uma boa fonte de estudos.

Dentro do seu mercado quem são os mentores? Invista em palestra, compre livros, assista vídeos, acompanhe o site como endeavor e o Sebrae, e seja um Empreendedor de Sucesso!

Website: http://www.createbrasil.com.br

Comentários
Assista ao vídeo