Business -

Inadimplência das micro e pequenas empresas cai 0,4% em maio, revela Serasa Experian

28 de Junho de 2021

Queda foi alavancada pelo setor de Comércio, embora todos os segmentos tenham marcado retração

A inadimplência das micro e pequenas empresas caiu 0,4% em maio deste ano na comparação com o mês anterior, o que significa 5,45 milhões de MPEs nessa situação. Após quatro aumentos consecutivos o índice revelou a primeira retração de 2021. Em relação ao setores, todos tiveram leve melhora, com destaque para o Comércio, que representa 40,8% do total de MPEs inadimplentes e teve baixa de 0,5%.

Confira dados completos nos gráficos abaixo.

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a expansão é reflexo do relaxamento das medidas de restrição perante a pandemia. “Em maio tivemos uma flexibilização maior para as empresas, principalmente sobre o horário de funcionamento permitido. Com esse contexto os donos de negócios puderam aliviar um pouco mais o fluxo de caixa e honrar com seus compromissos financeiros”.

O comparativo entre as regiões brasileiras revelou a melhora da inadimplência em todo país, exceto para o Centro-Oeste, que se manteve estável. Em ordem crescente: Sudeste (-0,6%), Nordeste (-0,3%), Norte e Sul (-0,2%).

Inadimplência marca queda em todos os portes
Ainda no mês a mês, a análise que considera todos os portes registrou 5,92 milhões de empresas inadimplentes em maio de 2021, uma queda de 0,3% ante abril, quando foram identificadas 5,93 milhões. Dentro do acumulado de empresas o setor de Serviços se manteve estável perante o mês anterior, com a maior representatividade no total de inadimplentes. Para o Comércio o cenário mostra uma leve queda impulsionada pelas MPEs. Veja a representatividade dos setores no gráfico abaixo.

Serasa Experian disponibiliza o Mentoria PME

A Serasa Experian disponibiliza aos donos de pequenas e médias empresas o Mentoria PME, uma série videoaulas gratuitas que auxiliam a retomada financeira destes empreendimentos. O programa aborda temas como meios de pagamento e inadimplência, otimização de serviços para recuperação de dívidas, marketing digital para crescer com os recursos disponíveis, estratégias e automatização de processos por meio de ferramentas online e como ter mais eficiência na gestão dos negócios para manter a saúde financeira.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 17.800 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Comentários
Assista ao vídeo