Cultura - Educação

Para todos os Paulos Gustavos do Brasil

16 de Julho de 2021

Livro presta homenagem às famílias de anônimos mortos pela Covid-19 e quer dar nome aos números

No livro Somos todos insubstituíveis (Autografia) a carioca Ligia Pinheiros quer dar rosto às mortes de anônimos que o mundo perdeu para o novo coranavírus, colocar nomes em números assustadores que continuam crescendo mesmo após um ano do início da pandemia. A jornalista é também uma inspiração para se pensar como as pessoas estão reagindo às partidas de entes queridos. No caso dela – que viu o amigo “Adriano” partir tragicamente para a doença - a saída foi a narrativa ficcional de personagens reais.

Ele partiu enquanto Ligia escrevia sobre Lívia, recém- contratada de uma empresa gigante, líder em sua área, que não demorou a encontrar dificuldades de sobreviver no ambiente corporativo. Quando todas as esperanças dela estavam perdidas, conheceu um novo mundo que a fez modificar o significado do trabalho, “Adriano” (personagem real desta ficção) era a chave dele.

“No meio do processo da elaboração do livro aconteceu algo trágico, um fato que reforçou muito a ideia de que temos que ressignificar velhos paradigmas: Ambientes de trabalho podem ser, sim, locais para se fazer amigos; ambientes de trabalho DEVEM ser acolhedores.  Os problemas pessoais dos funcionários não podem ser tratados como ‘besteiras’", reforça Ligia.

A amizade, união, o amor, a fidelidade são sentimentos que ganham quando são alimentados. “Eles podem transformar o mundo e salvar vidas”, afirma a autora, estudiosa do comportamento humano, ávida por compartilhar sua sensibilidade para combater um mundo doente mesmo antes da pandemia, mas que piorou com ela.

Somos todos insubstituíveis quer conscientizar as pessoas de que elas podem e devem exigir boas condições psicológicas de trabalho, combatendo relacionamentos abusivos.

Ligia Pinheiro quer que todas as famílias que perderam um ente querido sintam-se especiais. Os anônimos também possuem a sua história de vida, não são só os ricos e famosos. “Dói muito um ente querido morrer e a vida continuar normalmente e, no momento, milhões de pessoas estão passando por isso”, testemunha ela que perdeu um de seus amigos modificando inclusive o caminho que este livro seguiu.

“Intubado? Não acredito, nunca imaginei que nosso amigo fosse passar por algo assim. Mas a esposa dele nos tranquilizou dizendo que foi uma internação preventiva, ele ainda era jovem e poderia se recuperar. Os dias passavam de forma lenta. Queríamos que o tempo passasse rápido para o nosso amigo se recuperar logo. Os rins estavam começando a ter dificuldades para funcionar. Era tanto pânico que a gente começava a pesquisar tudo. Eu não sabia nem o que significava ficar “pronado” antes do meu amigo passar por esse perrengue.”

Como lições/dicas, segundo a autora, ficam:

• Não deixe para amanhã conversas que podem aconte¬cer agora, não importa o quão tarde seja.

• A gente não entra na vida de ninguém por acaso, e ninguém passa pela nossa história em vão.

• Respeite os cemitérios mais do que nunca. Lá estão histórias que jamais conheceremos, mas que, com cer¬teza, são dignas de aplausos só pelo simples fato de terem existido.

• Ame absurdamente, ame hoje, se declare hoje, e viva o hoje.

• Abuse dos seus amigos, abuse dos abraços, abuse dos carinhos, das piadas, porque um dia você só terá lem¬brança deles. E, caso não tenha, é porque provavel¬mente VOCÊ será a lembrança.

• E, principalmente, aprenda: Empresas são feitas por pessoas. Jamais perca o seu tempo trabalhando em um local que não entenda esse conceito.

• Nunca aceite permanecer em um trabalho que não te acolha e te faça se sentir valorizado como ser humano e como profissional. Preste bastante atenção nas atitu¬des do RH e não nos e-mails automáticos.

• Se o seu amigo está vivo, feche esse livro imediatamente e ligue para ele agora mesmo. Se ele estiver de¬sencarnado, faça uma oração! Ele vai te ouvir.

Somos todos insubstituíveis

Autora: Ligia Pinheiro

Editora: Autografia

Páginas: 206

Formato: 14x21cm

Preço: 42,00

Comentários
Assista ao vídeo