Colaboradores - Patrícia Fernandes

Patrícia Fernandes entrevista o Maestro Adriano Machado

4 de Agosto de 2021

Nesta última terça-feira, dia 03 de agosto de 2021, o convidado da live da jornalista Patricia Fernandes foi o Maestro da Orquestra Sinfônica Villa Lobos: Adriano Machado.

A OSVL (ORQUESTRA SINFÔNICA VILLA LOBOS, sediada no estado de São Paulo, foi fundada em 2000 pelo maestro e atual diretor musical Adriano Machado, composta pelos músicos mais experientes do Brasil.

A OSVL executa um repertório diversificado que normalmente não estaria na programação de orquestras tradicionais, que inclui música clássica, mas também música popular, musicais, concertos de cinema e gravações.

Desde sua criação, a orquestra apresenta ao público uma mistura da fineza da música clássica e do prazer do mundo pop. Sendo aclamado pela crítica de ambas as cenas OSVL tem se apresentado de Beethoven à Música Eletrônica. A versatilidade da orquestra é feita para ser a orquestra brasileira mais experiente com produções internacionais (informações detalhadas sobre a biografia do Maestro Adriano), gravação de diversos CDs e DVDs com celebridades e atingindo mais de 400 mil pessoas em shows e festivais em 2019.

Nas temporadas 2018 e 2019, a Orquestra foi a grande protagonista em seu país na realização de Cineconcertos, sempre alcançando os melhores padrões de excelência e dando início a uma fase importante de sua história. Sob o comando e regência do Maestro Adriano Machado, a orquestra apresentou La La Land in Concert (primeira vez no Brasil) esgotado em duas cidades. Em sequência, a OSVL apresentou Star War A New Hope in Concert e O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel em Concerto Brasileiro Tour (três cidades). Além disso, em 2019, a OSVL liderou a Kingdom Hearts Orchestra World of Tres em uma performance elogiada pela equipe internacional que veio ao Brasil.

Em 2021, os produtores Alea Espetáculo & Artes e a companhia americana Cami Music, trarão ao Brasil o filme em concerto da segunda parte da trilogia O Senhor dos Anéis: O Senhor dos Anéis In Concert - As Duas Torres. Mais uma vez, 250 músicos da Orquestra Sinfônica villa lobos apresentarão ao vivo a trilha sonora de Howard Shore.

Com a experiência adquirida ao longo desses anos, incluindo a experiência de trabalhar com trilha de cliques em áudio, socos visuais e streamers de vídeo, Adriano Machado e a Orquestra Sinfônica Villa Lobos se consolidam como a instituição mais preparada para liderar concertos de cinema orquestral no Brasil.

Início da vida Adriano Machado desfruta de uma carreira multifacetada como maestro, violinista e educador, e sua formação se espalha pelos campos das composições, orquestrações e empreendedorismo. Ao longo dos anos, conduziu muitas produções em alguns dos teatros mais prestigiados do Brasil.

Sua tecnicidade o levou não só às maiores produções da música clássica, mas também aos palcos musicais da cena popular, incluindo grandes concertos cinematográficos, onde a Orquestra Sinfônica é o protagonista na performance ao vivo de grandes filmes.

Durante anos (1991-2008), comandou a Orquestra de Câmara de Tatui e a Orquestra Sinfônica Paulista, realizando concertos sinfônicos por todo o Brasil, com um vasto repertório da música de câmara às maiores obras do repertório sinfônico.

Em 2000, foi o diretor fundador da Orquestra Sinfônica Villa Lobos, realizando mais de 60 concertos por ano até hoje, com um público total de cerca de cinco milhões de pessoas ao longo dos anos. www.maestroadrianomachado.com.br Experiência selecionada e solistas Ao longo de sua carreira, o Maestro Adriano conduziu o ciclo completo das Sinfonias de Beethoven, Brahms e Tchaikovsky, Mahler no.2.e no.6 Sinfonias e Fantastique Shymphony de Berlioz.

Entre outras grandes obras do repertório sinfônico, Adriano foi elogiado por sua performance de Romeu e Julieta por Tchaikovsky, Don Juan de Strauss e Piazzola quatro Estações. Em sua experiência, ele foi homenageado por liderar grandes solistas, entre eles: • Francesco Manara (Itália) – Concertos de violino de Mozart em G, Mozart em D e Mendellssohn em E menor para violino e orquestra • Tatjana Vassiljeva (russo) concerto de violoncelo de Schumann. • Gerald Robbins (EUA) Concerto para piano de Rachmaninov no.2 e Gershwin "Rhapsody and Blue" • Roman Mekinulov (russo) Concerto de Violoncelo de Dvorak, Haydn em C menor, Christian Bach. • Richard Markson (Inglaterra) Concerto de Violoncelo de Dvorak. • Raffaele Trevisani (Itália) Concerto Flauta de Mozart. • Sarah Brightman (Tour Brasil 2018) – Várias músicas

"Eu nunca tinha tocado com um maestro brasileiro antes, mas estou impressionado com sua atenção no concerto de Schuman e pela liberdade dada ao solista.

A interpretação da sinfonia oitava do Dvorak e a sonoridade que ele alcançou da orquestra foram impressionantes." – (Tatjana Vassiljeva – Vencedora do Grande Prêmio no Concurso Rostropovitch de 2001 e Violoncelo Principal do ConcertgebouwOrkest) "O Maestro Machado demonstrou sua maestria musical interpretativa em seu controle artístico e direção da torção da orquestra. Seu senso de equilíbrio, sua maravilhosa sensibilidade e sensibilidade de apoio aos meus solos de piano e a relação entre solista e compartilhamento orquestral do concerto melódico-harmônico foi simplesmente marcante." (Gerald Robbins – Ganhador do Armstrong Chamber Concerts's Lifetime Achievement Award e professor da Manhattan School of Music).

Início da carreira Maestro e violinista, estudou com o célebre violinista Natan Schwartzmann (aluno de Ivan Galamian), com som e técnica elogiados pelos maiores músicos de sua época, foi colocado entre os músicos mais bem preparados do Brasil, dando-lhe a oportunidade de assistir aulas com professores como Ayla Erduran (Turquia) e Ion Voicu (Romênia).

 O maestro Adriano começou a conduzir aos 15 anos, liderando quires e pequenos grupos musicais. Em 1991 tornou-se maestro da Orquestra de Câmara de Tatuí e logo após a Orquestra Sinfônica Paulista, cargo que ocupou até 2008, executando as principais obras do repertório da música clássica e tendo sob sua batuta grandes solistas de nomes nacionais e internacionais. Concomitantemente, ocupou cargos relevantes, tais como: Coordenador da Área de Cordas e Coordenador Pedagógico da maior escola de música da América Latina, o Conservatório de Tatuí de 1991 a 2008, Regente Adjunto do Festival de Inverno de Campos de Jordão (1998 e 2002), Maestro Principal da Orquestra de Câmara do III Festival de Maringá (1998), Coordenador Pedagógico do Festival de Inverno de Campos de Jordão (2001).

Experiências Orquestra Sinfônica Villa Lobos Como fundador e Diretor Musical, da Orquestra Sinfônica Villa Lobos, o Maestro Adriano realizou mais de 60 concertos por ano com a Orquestra, com um público total de cerca de cinco milhões de pessoas desde a fundação.

Como arranjador musical, diretor artístico, maestro e violinista dirigiu a gravação de vários CDs e DVDs e acompanhou turnês e shows com diversos artistas. Entre suas diversas obras o DVD Amizade Sincera II (Sérgio Reis e Renato Teixeira) que lhes rendeu o Grammy Latino merece destaque, também a comemoração dos 25 anos de Edu Falaschi, e Temple of Shadow (heavy metal com orquestra), lançado www.maestroadrianomachado.com.br no Japão e na Europa é outro exemplo do talento técnico e flexível de Adriano.

Em 2018, realizado com click tracking e visual punches the La La Land in Concert, concerto cinematográfico conhecido por sua sincronização desafiadora, já que é um filme musical. Com a OSVL ao longo desses anos coleciona grandes obras e amigos, como por exemplo o DJ Alok, com quem está desenvolvendo diversos arranjos e músicas que estão viajando pelo mundo inteiro.

 Os sucessos de Alok são tocados em todo o mundo e sendo alguns dos singles mais tocados no Spotify nos últimos meses. O maestro Adriano participou de mais de 10 singles, tocados por milhões de pessoas, com o DJ e mais uma vez revelando o poder de uma orquestra no palco. OSVL e Maestro Adriano também são conhecidos por se apresentarem com produções internacionais, sendo responsáveis por turnês brasileiras com Dione Warwick, Sarah Brightman, Il Divo, Il Volo, Carlos Buono, Elvis in Concert, vários concertos de cinema, entre outros.

Para a próxima temporada, a OSVL destaca em sua programação a apresentação de, Star Wars – The Empire Strikes Back, O Senhor dos Anéis – As Duas Torres e a Ópera Carmem de George Bizet, entre outros grandes espetáculos a serem confirmados. Experiências Cine Concerto com OSVL: • VIDEOGAMES AO VIVO Brasil – (12 turnês no Brasil desde 2007) • LA LA LAND in Concert – (realizado em 2018) • STAR WARS in Concert Brazil – Uma Nova Esperança (realizado em 2019) • O SENHOR DOS ANÉIS em Concerto Brasil: A Sociedade do Anel (realizado em 2019) • KINGDOM HEARTS ORCHESTRA Brasil (realizado em 2019) • O SENHOR DOS ANÉIS em Concerto Brasil: As Duas Torres (confirmado para janeiro de 2021)

Dado o conhecimento da orquestra e maestro em relação à execução de concerto cinematográfico, conhecidos por sua sincronização desafiadora, o maestro entra definitivamente no mundo dos cineconcerts, sendo em 2020 aprovado oficialmente pela Disney Music Group para ser o maestro dos seus Cine-concerts no Brasil.

A Live ainda encontra-se disponível no Instagram: @patriciafernandes.jornalista

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patricia Fernandes (@patriciafernandes.jornalista)

Conheça o Maestro da Orquestra Sinfônica Villa Lobos Bachianas Filarmônica SESI-SP Orquestra Sinfônica Paulista (Brasil) Orquestra de Câmara de Tatui do site: www.maestroadrianomachado.com.br.

Márcia Araújo |Giro das Estrelas Assessoria 
@marciaaraujo_girodasestrelas

Comentários
Assista ao vídeo