Cultura - Educação

78,9% dos escritores independentes está acima dos 40 anos, aponta pesquisa

9 de Agosto de 2021

Levantamento do Clube de Autores aponta que experiência de vida e desejo de se expressar é fator determinante aos autores que recorrem à autopublicação

As facilidades da autopublicação têm atraído cada vez mais escritores independentes que desejam lançar suas obras. De acordo com levantamento realizado pelo Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, a grande maioria dos autores (78,9%) têm mais de 40 anos e deste total, a maioria, ou seja, 63,7% tem como principal motivação o desejo de se expressar artisticamente e apenas 16,1% são motivados pelo fator financeiro.

O levantamento ainda mostra uma mudança de comportamento conforme a idade. Os mais jovens, com 19 anos ou menos, têm como principal motivação contribuir positivamente para uma mudança no mundo (60%). Nesta faixa etária, 63% das obras publicadas são de literatura, 18% sobre fatos relacionados à vida e 9%, poesia. Já na faixa de 20 e 29 anos, a poesia está presente em 20% nos temas dos livros e o desejo de se expressar artisticamente é o principal motivador desses autores. A partir dos 30, essas diferenças passam a diminuir e as motivações passam a coexistir na vida desses escritores independentes.Além de serem a grande maioria que tem publicados livros independentes, os mais velhos também são responsáveis por escreverem mais textos técnicos: 41% dizem publicar este conteúdo. “O amadurecimento e experiências de vida certamente contribuem no momento de escrever um livro. Se pensarmos em dois grandes escritores brasileiros, como Machado de Assis e Carlos Drummond, ambos lançaram suas maiores obras após os 40 anos”, comenta Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores.

A autopublicação tem aquecido cada vez mais o setor. O Clube de Autores registrou números expressivos em em 2020, com cerca de 15 mil títulos publicados pela plataforma, 18% a mais em relação a 2019. A empresa registrou, ainda, um aumento de 40% no número de exemplares vendidos. Com uma média de um pouco mais de mil obras sendo lançadas por mês, a empresa representa 27% de todos os livros publicados do Brasil. 

A pesquisa foi realizada por e-mail entre os dias 4 e 10 de julho, com 366 respostas de autores independentes da base do Clube de Autores.

Sobre o Clube de Autores

Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura.

Comentários
Assista ao vídeo