Cultura - Educação

FIL movimenta economia criativa de Ribeirão Preto

31 de Agosto de 2021

Aproximadamente 60 profissionais foram mobilizados para oferecer atividades 100% on-line para um público de 25 países. Neste ano, de forma inovadora, a organização do evento investiu no formato digital, garantindo uma plateia virtual interativa através de recursos de tecnologia

Há quase dez dias, o setor da economia criativa do município foi impactado com a realização da 20ª FIL – Feira Internacional do Livro. Promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o evento teve início no dia 20 de agosto e vai até o próximo domingo (29). Toda programação em formato 100% on-line e gratuito reúne mais de 60 atrações ligadas ao universo da literatura, da cultura e do pensamento.

A transmissão é feita pela plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com e no canal do YouTube da Fundação.

Para a realização da FIL, aproximadamente 60 profissionais, como produtores, fotógrafos, diretores, assistentes, mestres de cerimônia, intérpretes de Libras, entre outros, são responsáveis por levar toda a programação, durante 110 horas, para um público estimado em 20 mil pessoas. A participação do público de outros países está sendo crescente a cada dia.  Até o início deste oitavo dia do evento foram registrados 8.291 acessos de pessoas de 25 países diferentes: Brasil, Chile, Portugal, Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Canadá, Colômbia, França, Paraguai, Moçambique, Índia, Reino Unido, Espanha, Itália, Austrália, Timor-Leste, Peru, Cabo Verde, Filipinas, Uruguai, México, Panamá, Irlanda e Bulgária.

A expectativa de geração de renda proporcionada pela Feira no mercado local da economia criativa é de R$ 500 mil, segundo a organização. Um alento para quem, desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, viu as atividades culturais serem canceladas ou adiadas, impedindo também a atuação de muitos profissionais ligados ao setor. “A retomada me traz esperança de poder continuar o trabalho na área cultural que já estava desenvolvendo antes de tudo acontecer, porém tenho tentado não criar tantas expectativas por entender o quão complexo é o momento que vivemos ainda mais potencializados pela pandemia”, avalia a fotógrafa Sté Frateschi, que desde 2011 presta serviços para a Feira do Livro de Ribeirão Preto.“Neste período de pandemia participei como fotógrafa do Revolução Poética, que foi 100% on-line em abril de 2021, e agora fui convidada para registrar a FIL. Estou muito animada porque, além de fotografar, posso aprender com todas as palestras e os seus palestrantes.  Com certeza, fotografar esse tipo de acontecimento me enriquece muito e traz vida para os meus dias. Quase como combustível para continuar e não desistir da minha profissão”, completa.

Sentimento compartilhado pelo produtor audiovisual Matheus Vieira, que foi o responsável por gravar diversas contações de histórias baseadas na obra da autora infantojuvenil e uma das homenageadas desta edição, Semíramis Paterno, que será exibida durante a 20ª FIL. Além disso, trabalha na produção do making off da Feira. “A pandemia trouxe um impacto muito forte no início, mas depois, graças a organizações como o Sesc e a Fundação do Livro, que continuaram a oferecer atividades on-line ao público, toda uma cadeia produtiva ligada ao setor cultural pode se manter viva”, comenta.

Período de adaptações e aprendizagem

Com o cancelamento da edição da Feira do Livro que seria realizada em 2020 por conta da pandemia, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto iniciou uma série de atividades de forma on-line para continuar levando cultura e educação para o público. Assim, foi criado o projeto 40tena Cultural que, com uma programação consecutiva, já realizou mais de 150 atividades, como shows, palestras, debates, oficinas e contações de histórias, entre outras apresentações, para um público superior a 45 mil pessoas.

Em setembro do ano passado, foi realizada a ação “20 Horas de Literatura”, com debates em torno das 20 palavras que mais marcaram as duas últimas décadas no Brasil e no mundo. E, em abril deste ano, o evento Revolução Poética, um festival de ideias baseado nas ideias e reflexões do antropólogo, filósofo e sociólogo francês Edgar Morin, homenageado especial desta edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

“A pandemia trouxe uma releitura da classe artística e cultural como um todo, forçando a nos aproximarmos dos recursos e das potencialidades tecnológicas. Na minha opinião, as plataformas on-line serão a nova realidade para os projetos de economia criativa, bem como as ações de cunho colaborativo, por um bom tempo, até que, gradualmente, possamos criar produtos e ações híbridas - tanto presenciais quanto à distância. Todo este período foi de adaptações e de aprendizagem para tudo o que vamos oferecer nesta edição totalmente digital da FIL”, acredita Viviane Mendonça, superintendente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, explica que a entidade manteve uma agenda em atividade durante a pandemia e, com isso, foi possível movimentar o mercado de produção cultural nesse período. “Participamos de todos os editais que o Governo Estadual abriu para poder atender os artistas e fizemos essa transferência de recursos. Conseguimos ainda mitigar o resultado negativo que, eventualmente, poderia ter nos colocado como vítimas ao longo de 2020. Pelo contrário, a pandemia acelerou, de forma harmônica, nossa evolução digital”, conclui.

Adriana destaca que, além de renovação por conta das adaptações e ajustes tecnológicos que foram feitos para a realização da Feira Internacional do Livro, essa é uma edição histórica, marcada por uma crise sanitária mundial e consequente distanciamento social com dificuldades para os eventos presenciais. Em contrapartida, a organização da Feira detectou um campo imenso de oportunidades no meio virtual e na forma das pessoas se comunicarem, se relacionarem, se expressarem, o que segundo ela, gerou ainda mais engajamento na participação do evento. “Portanto, tal como ouvimos nosso autor homenageado, Mia Couto, em Conferência na FIL, resistimos à realidade e ousamos fazer uma Feira nova, sem nos prendermos ao modelo antigo e sem dar valor às paredes que a pandemia nos trouxe. Não estamos presos, estamos livres em pensamentos e iniciativas num mundo realmente novo”, finaliza.

Sobre a FIL

Considerada a segunda maior feira do livro a céu aberto do Brasil e uma das maiores da América Latina, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto 2021 chega com uma edição histórica com essas participações internacionais. Com 20 anos de história, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas, com 6 milhões de leitores visitantes.

O evento dispõe de uma livraria virtual com obras de todos os autores participantes do evento, a preços acessíveis, que também pode ser acessada pelo site da Fundação. Já para participar da plateia virtual, as inscrições são feitas pelo endereço https://instagram.com/fundacaolivrorp?utm_medium=copy_link.

Até o próximo domingo (29), a programação da 20ª FIL segue reunindo nomes importantes no cenário cultural nacional e internacional. Totalmente gratuito, o festival literário é acessível, com interpretação em Libras para todas as atividades, autodescrição e legendas nas atrações internacionais em que os participantes não falam a língua portuguesa.  

Protocolos de Saúde

Toda a equipe e convidados que participam presencialmente do evento seguem a um rígido protocolo de saúde obrigatório, que inclui testagem e uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), como máscaras e protetores faciais.

Para acompanhar a programação completa, basta acessar os canais da Fundação do Livro e Leitura: www.fundacaodolivroeleiturarp.com e canal do Youtube (FeiraDoLivroRibeirao).

Mais informações do evento pelas redes sociais:
Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)

Realização

Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam:

A 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto conta com Patrocínio Diamante: GS Inima Ambient. Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Grupo São Francisco/Hapvida.  Patrocínio Prata: Savegnago. Patrocínio Bronze: Passalacqua, Pedra Agroindustrial, Madeiranit e Riberfoods.  Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, RibeirãoShopping e Usina São Martinho. Apoio: Baldocchi Assistência Familiar, Rápido D’Oeste LTDA., Ribeirão Preto|Região – Convention & Visitors Bureau, Santa Helena, SICOOB Cooperac, Grupo Utam, Grupo Via Brasil. Instituição Cultural: SESC. Apoio Cultural: ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Biblioteca Lélia Abramo, Biblioteca Sinhá Junqueira, Centro Cultural Palace, Coderp, DE – Região de Ribeirão Preto, ETEC – José Martimiano da Silva/RP, Fundação Educandário, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Painew – Outdoor e Painéis, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal da Cultura, Verbo Nostro Comunicação Planejada.

Realização Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo