Viver - Saúde

Diabetes e suas consequências: como preveni-las?

14 de Outubro de 2021

Segundo a organização mundial da saúde, por volta de 422 milhões de pessoas apresentam diabetes no mundo. Além do mais, anualmente, 1.6 milhões de mortes são associadas à diabetes, um número alarmante. Da falta de informações sobre como o diabetes é causado até a falta dos melhores hábitos alimentares, não há apenas uma razão para este número alarmante.

Por esta razão, é importante ter uma compreensão completa do que é diabetes, como ela pode ser detectada e métodos de prevenção.

O que é diabetes? 

Diabetes é uma doença crônica e do tipo metabólica. Caracteriza-se por níveis elevados de glicose na corrente sanguínea e pode causar problemas no coração, nas veias, nos olhos, nos rins e nos nervos. A diabetes é dividida em dois tipos: tipo I que é também chamada de insulina-dependente e o pâncreas produz muito pouco ou nada de insulina e tipo II que é quando o corpo se torna resistente a insulina ou não produz ela em quantidades suficientes. 

A glicose ou açúcar é uma substância requerida para dar energia ao corpo. Entretanto, as funções da glicose vão além de funcionar apenas como uma espécie de combustível para o corpo. Na verdade, esta substância garante que outros processos metabólicos, tais como digestão, divisão celular ou mesmo reparo de tecidos que sofreram algum tipo de dano, possam ser realizados. 

Portanto, diz-se que uma pessoa é diabética quando seu corpo não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue. Se houver falta de insulina no corpo, a glicose não atinge as células e torna-se impossível para o corpo manter a energia. 

Como identificar os sintomas da diabetes? 

Algumas características são pertinentes da diabetes e tanto idosos quanto adultos podem apresentar variados sintomas tais como: 

● Necessidade de urinar múltiplas vezes ao dia; 

● Fome e sede constantes e exageradas; 

● Perda de peso sem causa aparente; 

● Sensação constante de cansaço; 

● Anormalidades de visão como visão turva; 

● Cicatrização demorada. 

O doctoranytime enfatiza que ao apresentar sintomas relatados acima é importante consultar-se com um médico especialista para checar a condição geral do indivíduo e avaliar quanto aos riscos de apresentar diabetes. 

Consequências do diabetes 

Viver com diabetes na velhice ou na idade adulta não é tarefa fácil e exigirá grandes mudanças de estilo de vida para a pessoa diagnosticada. Dependendo do tipo de diabetes, algumas das consequências causadas podem ser mais graves que outras. Algumas das consequências do diabetes são: 

● Perda parcial ou total da visão; 

● Úlceras nos membros superiores e inferiores; 

● Amputações em casos mais graves e extremos; 

● Danos aos nervos do corpo; 

● Sensações de formigamento constantes; 

● Insuficiência renal; 

● Alterações na menstruação; 

● Ataques cardíacos. 

Como pode-se prevenir o diabetes? 

A primeira coisa é limitar o consumo de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Isto significa que sobremesas e refrigerantes devem ser ocasionais, em vez de fazer parte da dieta diária. Ter melhor controle da alimentação também ajuda a manter o

peso, o que também pode ser um fator de risco para o desenvolvimento do diabetes. Estudos indicam que as pessoas que ficam acima do peso ou obesas por longos anos têm maior probabilidade de se tornarem diabéticas em algum momento de suas vidas. 

Existe uma cura para o diabetes? 

Infelizmente, ainda não há cura para o diabetes. Existem vários medicamentos que podem ajudar a pessoa a levar uma vida normal, como por exemplo a injeção de insulina para diabetes do tipo I e mudanças alimentares para o tipo II. 

Por esta razão, é necessário buscar opinião de profissionais como o nutricionista para obter uma alimentação mais saudável, quanto cardiologista e endocrinologista para avaliar o indivíduo e diagnosticar a diabetes, além de recomendar a medicação necessária. 

Caso note qualquer mudança súbita em seu corpo, consulte um médico imediatamente. A detecção precoce de qualquer doença lhe dá melhores chances de receber um tratamento mais eficaz e uma recuperação bem sucedida. 

Artigo publicado com garantias médicas, em colaboração com grupo científico do doctoranytime. 

Referências: 

Diabetes. (2019, May 13). WHO. 

Diabetes. (2021, April 13). WHO.

Long-term complications of diabetes. (2020, August 29). Medline Plus. 

Diabetes symptoms: When diabetes symptoms are a concern. (2021, June 3). Mayo Clinic. What is Diabetes? (2021, September 23). National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases.

Comentários
Assista ao vídeo