Cultura - Viagem

Praias são excelentes roteiros para quem busca lazer, modalidades esportivas e infraestrutura

9 de Novembro de 2021

A tendência de viagens que aliam lazer, espaços ao ar livre e saúde se intensificou nesse período de pandemia. E os segmentos turísticos estão de olho na opção dos brasileiros de fazer viagens curtas, em família e de preferência de carro.

A prática de modalidades esportivas está na rotina da pessoa que busca saúde e bem-estar. Com a aproximação das férias, nada melhor do que unir o útil ao agradável, ou seja, roteiros turísticos atraentes que ofereçam locais com variedade de estilos de esportes para todos os tipos de público e lugares mais próximos da natureza. A tendência de viagens que aliam lazer, espaços ao ar livre e saúde se intensificou nesse período de pandemia. E os segmentos turísticos estão de olho na opção dos brasileiros de fazer viagens curtas, em família e de preferência de carro. Outra opção para os turistas são meios de hospedagem que sejam uma extensão do ambiente caseiro, muito valorizado nesses últimos meses. 

Geovani Cruz, profissional de educação física e personal trainer, lembra que vários artigos e estudos publicados evidenciam a importância de se manter ativo e saudável. “Essa condição se tornou indispensável nesse período de distanciamento social”, observa. Mas alerta que a atividade física deve ser bem orientada para que a pessoa obtenha os benefícios, qualidade de vida, produtividade, autoestima e saúde.  Ele recomenda sempre a orientação de um profissional habilitado, registrado nos conselhos regionais de educação física. 

Durante a realização dos exercícios físicos ou modalidades esportivas, Geovani Cruz ressalta que vários são os hormônios liberados, em especial a endorfina, que tem a função de controlar a ansiedade e diminuir o estresse; e a serotonina que tem relação com o humor, sono e apetite que proporcionam o bem estar. 

“A prática frequente de forma contínua e moderada de exercícios que estimulem o sistema circulatório e o respiratório, assim como a mobilidade corporal e a tonicidade dos músculos, traz inúmeros benefícios à saúde física e mental”, observa o profissional, que é pós- graduado em Treinamento Desportivo e em Esportes de Alto Rendimento. 

De acordo com Geovani Cruz, que atua na cidade de Bombinhas (SC), um dos destinos mais procurados do litoral catarinense na temporada de verão, as praias ainda são o roteiro preferido das pessoas na estação quente.  E são locais com muitas opções de esportes, entre eles: corrida, bike, surfe, natação, vôlei de praia, futebol de areia. 

Empreendimentos hoteleiros e imobiliários, situados em locais que oferecem espaços para a prática de esportes ou exercícios físicos e de fácil acesso a praias e infraestrutura de serviços, estão se preparando para receber o turista que quer aliar lazer com a família e saúde no período de férias. 

Para Glauciane Fachin, Gestora da Mattos Investimentos, empresa de Bombinhas, litoral de Santa Catarina, o trade turístico tem o desafio constante de criar soluções para que as famílias tenham a melhor experiência e vivência quando decidem viajar como, por exemplo, as locações por temporada, principalmente nas praias. 

Por isso, as empresas desses setores estão comprometidas em proporcionar às pessoas opções de lazer, prática de esportes, serviços, hospedagem  com diferenciais e exclusivas, por exemplo.

Comentários
Assista ao vídeo