Cultura - Cinema

Catherine Deneuve estará no Festival Varilux com o drama ‘Enquanto Vivo’

12 de Novembro de 2021

Longa da premiada diretora Emmanuelle Bercot aborda a finitude da vida e estreia nos cinemas brasileiros em 2022

Catherine Deneuve em cena de “Enquanto Vivo”

Uma das mais aclamadas atrizes do cinema francês, Catherine Deneuve, brilha no filme “Enquanto Vivo”, no papel de uma mãe que transmite e toca todos os sentidos ao se deparar e acompanhar o processo da finitude da vida de seu filho, que sofre de uma doença terminal.

Dirigido por Emmanuelle Bercot - vencedora de vários prêmios ao longo de sua carreira de cineasta e também como atriz - o drama também integrou a seleção oficial da última edição de Cannes e retrata um homem (Benoît Magimel) condenado cedo demais por uma doença, bem como o sofrimento de uma mãe (Catherine Deneuve) diante do inaceitável. A dedicação de um médico e de uma enfermeira para acompanhá-los num caminho impossível. Ao longo das quatro estações de um ano eles terão que lidar com a doença, domesticá-la, e compreender o que significa morrer enquanto vive. Esse filme, ao mesmo tempo sombrio e luminoso, aborda o tema da empatia com muita delicadeza e emoção; uma produção comovente e que debate o processo da aceitação da morte, sem menosprezar as singularidades de cada personagem e suas questões. A produção tem esrtreia prevista no país para o ano que vem, com distribuição da Bonfilm.

Realizada entre 25 de novembro e 08 de dezembro, a 12°edição do Festival Varilux de Cinema Francês, além de “Enquanto Vivo”, traz ainda outras 16 produções inéditas da recente cinematografia francesa, dois clássicos e uma mostra especial em homenagem ao ator Jean-Paul Belmondo aos cinemas de dezenas de cidades brasileiras.

O Festival Varilux de Cinema Francês é realização da produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France, Fairmont e Ingresso.com, as distribuidoras dos filmes desta edição Bonfilm, California Filmes, Diamond Films, Mares Filmes, PlayArte, Synapse e Vitrine Filmes, e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:

Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Twitter: @variluxcinefr 

hashtag: #FestivalVarilux

Sobre a Bonfilm

Distribuidora de filmes e também produtora, a Bonfilm realiza o Festival Varilux de Cinema Francês há 12 edições e, desde 2015, o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda ao ar livre no Rio de Janeiro e em cinemas de todo Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo