Viver - Saúde

Vitamina D e Câncer de Próstata: qual a relação?

22 de Novembro de 2021

De acordo com pesquisa de uma universidade americana, a deficiência de vitamina D pode ser associada aos riscos de câncer de próstata

Uma próstata saudável é fundamental para o bem-estar de todo homem, porém, alguns não dão importância a esta glândula do tamanho de uma noz até desenvolver algum problema. Quando os homens envelhecem, a próstata aumenta e, com isso, pode acabar desencadeando o câncer de próstata.

Segundo o INCA, Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Mas, com exames de rotina e hábitos saudáveis é possível diminuir o risco.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Americana de Northwestern, A deficiência de vitamina D pode ser um fator preditivo de câncer de próstata agressivo, como um biomarcador afirmou o investigador principal, o Dr. Adam Murphy, professor assistente de urologia da Feinberg School of Medicine da Universidade Northwestern e urologista da Northwestern Medicine.

A relação entre vitamina D e câncer de próstata pode explicar algumas disparidades observadas no próprio câncer, especialmente entre os homens afro-americanos. Pesquisas anteriores de Murphy e colegas mostraram que os homens afro-americanos que vivem em locais com pouca exposição de luz solar são até uma vez e meia mais propensos a ter deficiência de vitamina D do que homens caucasianos.

A importância da vitamina D

A luz solar é fundamental para o processamento da vitamina D. Os homens com altos níveis de vitamina D podem ter até 45% de redução no risco de câncer de próstata, segundo pesquisa.

Mas afinal, como obter a vitamina D? Há três maneiras de obter vitamina D: através da exposição solar, pela alimentação e, quando necessário, pela suplementação.

Pela exposição solar, a recomendação é expor-se ao sol de 10 a 15 minutos, todos os dias, com braços e pernas descobertos. Contudo, os raios UVB (que atuam na síntese de vitamina D), estão presentes principalmente no sol entre 10h e 16h, o mais relacionado a câncer de pele e envelhecimento precoce. Por isso, o ideal é proteger partes mais sensíveis como o rosto e não exagerar na exposição, evitando a vermelhidão da pele, que é sinal de lesão pelo sol.

Uma outra maneira de obter vitamina D é através da alimentação. Porém, fontes alimentares podem suprir apenas em torno de 20% das necessidades do organismo. Apesar de estar presente em alimentos como alguns peixes gordurosos, segundo a SBEM, não é possível obter as doses diárias necessárias de vitamina D apenas pela alimentação.

Uma das formas de manter ou atingir os níveis ideais de Vitamina D no organismo é por meio da suplementação da vitamina D, indicada e acompanhada por um profissional de saúde habilitado. Um suplemento de vitamina D pode ser encontrado nas formas farmacêuticas mais comuns: cápsulas, comprimidos e em gotas,

Nas principais farmácias e drogarias de todo Brasil, o paciente pode encontrar o suplemento vitamínico Mildê Gotas produzido pelo Laboratório Gross, que possui a concentração de 1.000UI de vitamina D por cada gota e 200.000UI de vitamina D por frasco de 10mL.

Comentários
Assista ao vídeo