Viver - Beleza

Axilas bem tratadas é nova tendência no universo da beleza

16 de Novembro de 2021

Especialista em cuidados com a pele explica quais hábitos deve-se ter com o local a fim de evitar inflamações, escurecimento e mau cheiro

Se engana quem pensa que por estar mais escondidas as axilas não precisam de cuidados que vão além do básico. A região, apesar de parecer inofensiva para alguns, é uma das áreas mais sensíveis do corpo. Assim, para ajudar a manter a saúde e vitalidade do local a farmacêutica, especialista em cuidados com a pele e fundadora da Dermare - marca de dermocosméticos para tratamentos estéticos, faciais e corporais -, Kika Chammas, explica quais são os malefícios de axilas mal cuidadas e os benefícios de mantê-las saudáveis e bonitas. "Devemos tratá-las com muita atenção, principalmente por ser uma região super sensível. Além de deixá-las bonitas, os cuidados também evitam alguns desconfortos como a sudorese excessiva nas roupas - a famosa ‘pizza’ - e o mau cheiro", explica Kika.

Foto: Pexels

Entre os malefícios que são consequentes da falta de cuidados adequados com a pele estão a foliculite e os pelos encravados ocasionados, geralmente, pelo uso de aparelhos de barbear ou da cera quente como instrumentos de depilação. Durante o processo, ambos podem machucar o local a ser depilado causando a inflamação que gera a foliculite. As axilas, inclusive, são as mais afetadas por se tratar de uma área delicada. "O ideal é que após a depilação a pessoa tenha alguns cuidados como, por exemplo, aplicar uma argila, como a branca, pelo menos uma vez por semana. Por ter um pH muito parecido com o da nossa pele, ela [a argila branca] ajuda na restauração dos nutrientes. Outra dica é usar um hidrolato de lavanda que acalma e cicatriza as microlesões causadas pela depilação, evitando a inflamação. Para finalizar, utilize um bom hidratante para manter a pele hidratada", explica a especialista.A nova tendência no universo da beleza reforça que o autocuidado vai muito além da aparência física, se estendendo também à saúde emocional, afinal, o importante mesmo é se cuidar, independentemente de qual seja a parte do corpo. "Axilas bem cuidadas deixam mulheres e homens mais seguros para qualquer ocasião. Aqueles que sofrem de algum desconforto com a região, seja de saúde ou estético, muitas vezes acabam ficando com a autoestima abalada, o que impede com que se sintam bem e usem uma roupa mais cavada. O resultado é que essas pessoas acabam escondendo-as de si e da sociedade", ressalta a responsável pela produção do portfólio completo e exclusivo de dermocosméticos não testados em animais.

Outra questão colocada pela profissional é o escurecimento das axilas e suas causas. "O antitranspirante comum pode causar alergias na pele, principalmente aqueles que possuem em sua formulação substâncias como o álcool, o triclosan ou fragrâncias utilizadas que podem influenciar na irritação das axilas, causando inflamação, e resultando, futuramente, em manchas escuras". Além das alergias, fatores orgânicos também podem ocasionar o escurecimento. "Em mulheres grávidas e nos diabéticos as manchas escuras são bem comuns, causadas por hormônios nas gestantes, e pelo fator de crescimento de insulina nas pessoas com diabetes. Isso porque essa condição provoca a acantose nigricans, doença de pele na qual as regiões de dobras, como pescoço e axilas, ficam escurecidas", diz Kika que com sua marca lançou o Despigpel, produto que auxilia no clareamento e homogeneidade da tonalidade cutânea, em todos os tipos de pele, de forma segura.

Por fim, cuidados diários como lavar as axilas com sabonete para remover fungos, bactérias e excesso de desodorante também ajuda na saúde e estética da área. Assim como realizar a esfoliação do local pelo menos uma vez por semana ajudando para que os pelos nasçam sem complicações. Em contrapartida, o uso de produtos que fazem a descamação da pele, como o peeling, não são recomendados em momento algum. "Pode até parecer estranho, mas é essencial não esquecer de aplicar o filtro solar na região. O produto indispensável deve ser usado em todas as áreas expostas ao sol para evitar o escurecimento e queimaduras", finaliza a farmacêutica.

Sugestão de produtos:

Despigpel - Dermare - R$ 58,03 (200g)

Com ativos de alta qualidade e um antioxidante natural poderoso: o Extrato de Acerola, o produto é rico em Vitamina C, responsável por diminuir os efeitos dos radicais livres enquanto minimiza o envelhecimento precoce. Outro principal ativo é o Alpha-Arbutin, substância que age inibindo a tirosina, enzima natural do corpo que produz a melanina, e atuando, de forma eficaz, na minimização de manchas.

 

 

 

 

Serviço:
Online
Consulte também o distribuidor mais próximo no site
Telefone: (17) 98123-8587
E-mail: contato@dermare.com.br

Sobre a Dermare

Marca de dermocosméticos para tratamentos estéticos, faciais e corporais, que nasceu de um sonho de infância da farmacêutica Elcy Chammas, mais conhecida como Kika, que, quando criança, brincava de produzir perfumes e cremes usando misturas de folhas e flores que, por meio da maceração, se tornavam cosméticos únicos para as suas bonecas. Com um investimento inicial de R$150 mil, a empresária fez surgir a brand nacional, que já está há 10 anos no mercado, trazendo um portfólio exclusivo de cosméticos não testados em animais para uso profissional, de esteticistas, e produtos home care, para pessoas que querem manter o resultado dos tratamentos feitos em cabine, ou seja, nas clínicas de estética.

Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo