Cultura - Viagem

Bondinho Pão de Açúcar recebe Medalha Tiradentes

24 de Novembro de 2021

Famoso monumento foi presenteado com honraria que reconhece a história e contribuição do parque para o turismo, cultura e meio ambiente no estado do Rio de Janeiro

Crédito: Paulo Moises

Conhecido por ser uma das atrações mais emblemáticas do mundo, o Bondinho Pão de Açúcar recebeu a Medalha Tiradentes, honraria mais alta concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio, pelos trabalhos realizados em prol do turismo, cultura e meio ambiente ao longo dos seus 109 anos de funcionamento. O Governo do Estado do Rio de Janeiro já concedeu a homenagem a nomes como o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho; o ambientalista Chico Mendes e o sambista Nelson Sargento.

A medalha foi recebida pelas mãos de Sandro Fernandes, CEO do Bondinho Pão de Açúcar. "O parque se mistura à história da cidade. O Bondinho traz um legado para a cidade, estado do Rio e todo o Brasil que vai além do turismo. É motivo de orgulho para o Bondinho Pão de Açúcar receber a Medalha Tiradentes, de reconhecimento de toda a história do parque e suas contribuições, ao longo de 109 anos de funcionamento" conta o CEO.

De acordo com Alana Passos, deputada estadual e Presidente da Comissão de Turismo na ALERJ, o Bondinho Pão de Açúcar contribui desde sua fundação para o turismo nacional, trazendo visibilidade ao Brasil internacionalmente. "O Bondinho Pão de Açúcar teve grande participação em tornar o Rio de Janeiro na grande cidade turística que se tornou, implementando uma ideia inovadora de construção de um teleférico há mais de cem anos atrás. Além disso, o parque ainda realiza um importante trabalho contribuindo com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, através do turismo e cultura, e que fomentam a economia do Estado do Rio" declara a Presidente da Comissão de Turismo da ALERJ.

O Bondinho Pão de Açúcar é o teleférico mais antigo do mundo em funcionamento, tendo sido o primeiro a inaugurar nas Américas e o terceiro no mundo a partir da visão inovadora do engenheiro Augusto Ramos. É um dos pontos turísticos mais reconhecidos no mundo pelas vistas exuberantes da cidade do Rio de Janeiro e por ter contribuições relevantes para a cultura carioca com eventos históricos e para o meio ambiente, com trabalhos de preservação ambiental como a gestão dos resíduos sólidos oriundos da visitação e a conservação e recuperação, em uma parceria público privada, da pista Claudio Coutinho e da Trilha do Morro da Urca, que formam o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MONA).

Comentários
Assista ao vídeo