Cultura - Música

Principal intérprete de Freddie Mercury na América, André Abreu fala sobre a morte do ídolo

24 de Novembro de 2021

Líder do projeto Queen Celebration in Concert comenta sobre a importância do frontman da banda Queen em sua carreira musical

Há exatos 30 anos, no dia 21 de novembro de 1991, o mundo perdia Freddie Mercury, a voz mais perfeita e rara que a música já teve. Considerado um dos principais ídolos mundiais, único na personalidade e no talento, Mercury morreu vítima de broncopneumonia, um dia após assumir publicamente ser portador de HIV. Uma perda irreparável, uma voz e legado que nunca morreram.

André Abreu em cena no show Queen Celebration in Concert e Freddie Mercury 
Foto: Instagram @officialqueenmusic

Mesmo após três décadas da sua morte, o cantor reconhecido mundialmente como um dos maiores artistas de todos os tempos ainda arrasta multidões para shows cover e tributos ao Queen. Fato que o paulista André Abreu, líder do projeto Queen Celebration in Concert pode comprovar. Com mais de 150 apresentações já realizadas _antes da pandemia_ e com agenda cheia para os próximos meses, apresentando-se de norte a sul do País, o jovem de 33 anos é o intérprete de Freddie Mercury nessa que é a maior celebração ao Queen das Américas.

André Abreu, que tem formação superior em Música e também é multi-instrumentista, compositor e produtor musical, tinha apenas três anos de idade quando Mercury morreu, então nunca teve a chance de ver o ídolo ao vivo, mas passou a vida toda admirando, ouvindo e assistindo aos shows da banda por influência da mãe. Segundo Abreu, foi o vocalista do Queen quem serviu de inspiração para ele seguir a carreira na música. Quando se tornou cantor, demorou anos até ousar interpretar canções imortalizadas por Freddie Mercury e, finalmente, dar vida ao astro nos palcos, como André mesmo revela.

“Eu sempre tive muito cuidado e respeito com a obra do Queen. Me preparei muito e de forma muito intensa. Quando eu vi esse meu gosto musical se tornar algo mais profissional, estudei novas técnicas vocais, ampliando meu conhecimento e alcance, porque o Freddie tinha um alcance vocal muito grande alcançando notas muito agudas e graves também. E ainda estudo muito para poder entregar o meu melhor”, conta. “É uma grande responsabilidade porque estou ali interpretando uma das maiores lendas do rock, um dos maiores ícones da música mundial.”

Queen Celebration in Concert é um grande show em tributo ao legado da banda e seus exatos 50 anos de trajetória. Com figurinos idênticos aos usados por Freddie Mercury e trejeitos perfeitos, capazes de arrepiar qualquer fã, é na parte musical que o espetáculo ganha em cheio o coração do público. Os grandes sucessos do Queen, como “We Are the Champions”, “Love of my Life”, “Bohemian Rhapsody”, “Somebody to Love” e “Don’t Stop Me Now”, fazem um passeio na história musical da banda. O experiente guitarrista Danilo Toledo recria com competência os solos de Brian May. Completam o time de Queen Celebration in Concert o baixista PH Mazzilli e o baterista Guib Silva que juntos trazem para o palco a energia contagiante tal qual quando o quarteto britânico se apresentava. O acompanhamento de uma orquestra, sob a regência do experiente Andrei Presser, reforça a pegada clássica, dramática e performática do Queen que o projeto faz questão de trazer para o palco.

Formado por Brian May (guitarra e vocais), Freddie Mercury (vocais e piano), John Deacon (baixo) e Roger Taylor (bateria e vocais), o Queen, com um estilo incomparável, marcou época e se tornou eterno com músicas que se tornaram verdadeiros hinos para todas as gerações.

Segundo André Abreu, mais do que uma homenagem, Queen Celebration é uma imersão na história da banda que até hoje ocupa posições entre as que mais faturam no mundo, um show feito de um grande fã (no palco)  para fãs (na plateia).

Nas próximas semanas, Goiânia (26/11), Brasília (27/11), Maceió (15/12), João Pessoa (16/12), Recife (17/12), Natal (18/12) e Aracaju (19/12) recebem o Queen Celebration in Concert. Para saber mais informações e acompanhar a agenda do espetáculo, basta ficar de olho nas redes sociais do projeto www.instagram.com/queencelebrationinconcert ou o www.facebook.com/queencelebrationinconcert

Veja André Abreu em cena no Queen Celebration in Concert:

Clique sobre a imagem e assista ao vídeo!
Foto: Kathrein Lehman / Weberson Rodrigues

Confira mais imagens na galeria de fotos abaixo (Fotos por Kathrein Lehman / Weberson Rodrigues):

Comentários
Assista ao vídeo