Colunistas - João Di Madeo

Você conhece a história da Black Friday?

25 de Novembro de 2021

Por João Di Madeo

O primeiro uso registrado do termo "Black Friday" não foi aplicado às compras pós-feriado de Ação de Graças, mas à crise financeira: especificamente, a quebra do mercado de ouro dos Estados Unidos em 24 de setembro de 1869. Dois financistas de Wall Street, Jay Gould e Jim Fisk trabalharam juntos para comprar o máximo possível do ouro do país, na esperança de elevar o preço e depois vender com altos lucros. Naquela sexta-feira de setembro, a conspiração finalmente se desfez, levando o mercado de ações à queda livre e levando todos à falência, desde os gigantes de Wall Street até fazendeiros.

A história mais comumente repetida por trás da tradição da Black Friday vincula aos varejistas. Como a história continua, depois de um ano inteiro operando com prejuízo, as lojas supostamente teriam um lucro no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, porque os compradores do feriado gastaram muito dinheiro com descontos em mercadorias. Embora seja verdade que as empresas de varejo costumavam registrar perdas em vermelho e lucros em preto ao fazer sua contabilidade, esta versão da origem da Black Friday é a história oficialmente sancionada - mas imprecisa - por trás da tradição.

Contudo, surgiu outro mito nos últimos anos, que dá um toque particularmente à tradição, alegando que nos anos 1800 os proprietários de plantações do sul podiam comprar trabalhadores escravos com desconto no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças. Embora esta versão das raízes da Black Friday compreensivelmente tenha levado alguns a pedir um boicote ao feriado de varejo, ela não tem base na realidade.

Histórias à parte, o fato é que a tão esperada sexta-feira de todos os anos, aquece o mercado e faz com que a população se antecipe para as compras de Natal.

E você? Vai antecipar suas compras esse ano? Cuidado com as fraudes!
 

Comentários
Assista ao vídeo