Viver - Beber e Comer

Projeto Verão: Investir em produtos naturais pode ser uma excelente opção para mudança de hábitos

29 de Novembro de 2021

Nutricionista e Chef de cozinha compartilham dicas e receita para uma rotina mais saudável

O verão está se aproximando e, seja para entrar em forma ou ter mais energia e disposição, mudar os hábitos alimentares é fundamental para um estilo de vida ativo e saudável. Não é benéfico pensar como se fosse algo passageiro, onde a alimentação equilibrada deve ser feita por um curto período de tempo e logo depois o consumo de alimentos que fazem mal à saúde retomam à rotina.

Segundo Kerlin Schmitz – cofundadora e nutricionista da Divina Terra, o maior mercado saudável do país, “temos que pensar que grande parte do tempo, precisamos nutrir nosso corpo, sem cometer exageros, pois a quantidade também conta para manter o peso ideal. Se você possui um estilo de vida saudável, comer de vez em quando e sem exagero uma pizza, sobremesa ou hambúrguer, por exemplo, não impactará sua saúde. O corpo dará um jeito de metabolizar este consumo. Porém, não pode se tornar um hábito”, explica a nutricionista.

Dietas restritivas auxiliam na perda de peso enquanto praticadas, mas podem causar compulsão alimentar. A melhor maneira de ser saudável é inserir alimentos frescos e pouco processados e evitar aqueles que são industrializados, com alto teor de gorduras, de baixa qualidade, açúcares, conservantes e excesso de sódio.

As fibras contidas nos grãos e sementes na sua forma integral são ótimas opções para aumentar a saciedade, ou seja, evitam beliscos fora de hora e favorecem o controle das refeições, além de auxiliar no trânsito intestinal. Os alimentos refinados, como aqueles feitos exclusivamente de farinha branca, são rapidamente digeridos e a sensação de fome logo retorna.

“Comprar estes alimentos a granel pode ser muito vantajoso. Além de conseguir melhor preço comprando por quilo, você pode escolher a quantidade desejada”, indica Kerlin Schmitz.

Em casa, recomenda-se armazenar em potes bem fechados, em local seco e arejado. Uma dica para comprar certo é verificar data de fabricação/lote e data de validade, se os potes estão bem fechados e a concha sem contato com o alimento. Em relação aos produtos embalados, além dessas informações, atente para dados do fornecedor, ingredientes e tabela nutricional.

A nutricionista compartilha algumas dicas de alimentos para inserir na sua alimentação e ter uma vida mais saudável:

- Sementes de girassol e abóbora: tostadas, ficam ótimas em saladas, combinadas com frutas e em farofas saudáveis. Possuem gorduras de excelente qualidade, minerais e fibras.

- Chia: auxilia no trânsito intestinal e gera saciedade por possuir fibras solúveis, ou seja, absorver água. No seu interior, contém gordura ômega 3, que são excelentes para saúde cardiovascular.

- Oleaginosas: ricas em gorduras boas e altamente nutritivas, as castanhas auxiliam nos níveis adequados de colesterol e podem ser consumidas como lanche por saciar a fome. Porém, devido ao alto valor calórico, recomenda-se ingerir na quantidade adequada, em torno de 4 unidades para castanhas e 8 a 10 de amêndoas.

- Farinha de amêndoa e farinha de coco: são excelentes fontes de fibras e podem substituir farinha branca por serem mais nutritivas. Possui índice glicêmico menor e são recomendadas para diabéticos e celíacos, uma vez que não tem glúten.

- Frutas secas: ótima opção de lanche e para sanar a vontade de comer doces. Podem ser inseridas em todas as refeições e são ricas em vitaminas e fibras. São fontes de energia rápida, fáceis de levar consigo. Melhoram o funcionamento intestinal e geram sensação de saciedade. 

- Algas: eliminam toxinas vindas de metais pesados, as quais são nocivas ao nosso organismo. Interessantes para inserir no dia-a-dia, podem ser ingeridas na forma de cápsulas ou pó. Melhoram o funcionamento do metabolismo e diminuem as taxas de colesterol sérico.

- Whey protein: extraída a partir do leite, é uma proteína de excelente qualidade e absorção. Auxilia na recuperação muscular e saúde dos ossos, gera saciedade e participa na modulação do sistema imunológico.

Para dar o primeiro passo, a chef de cozinha da Divina Terra, Paloma Zaccani, ensina a receita de uma barra de cereal prática e nutritiva. Confira:

Barra de cereal

250g de amendoim sem casca

50g de passas de uva branca e preta

30g de damasco picado

150g de oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs)

70g de açúcar de coco

1 ovo 

Modo de fazer

No processador, coloque o amendoim, as passas, o damasco e as oleaginosas. Processe até que fique uma farofa, mas ainda com pedaços. Reserve. Bata bem o ovo com o açúcar de coco. Junte na mistura da farofa e coloque em uma assadeira untada com óleo de coco. Leve para assar por 15’ em um forno pré-aquecido a 200ºC. Corte e espere esfriar. 

Fonte:

Kerlin Schmitz – cofundadora e nutricionista da Divina Terra

Paloma Zaccani – personal chef, consultora e criadora de conteúdo da Divina Terra

www.lojadivinaterra.com.br

Comentários
Assista ao vídeo