Cultura - Viagem

Tivoli Hotels & Resorts apresenta Árvore de Natal sustentável idealizada por Elias Lanzarini

1 de Dezembro de 2021

Com curadoria de Waldick Jatobá, as obras estarão expostas no Tivoli Mofarrej São Paulo e, pela primeira vez, no Tivoli Ecoresort Praia do Forte

Continuando uma tradição no calendário natalino da capital paulistana, o Tivoli Mofarrej São Paulo inaugura sua Árvore de Natal. No período de XX a 06 de janeiro de 2022, o hotel celebra a festividade apresentando uma obra idealizada e concebida pelo designer Elias Lanzarini, do estúdio Elaya Design.

Tivoli Mofarrej São Paulo. | Foto: Divulgação

A peça faz parte da iniciativa Tivoli Art, que, desde 2016, traz criações de artistas nacionais e internacionais para os ambientes do hotel, contando com a curadoria de Waldick Jatobá, nome à frente da MADE - Mercado.Arte.Design, primeira e maior feira de design colecionável da América Latina.

Para este ano, o oceano, com toda a sua dimensão e magia que fascina e desafia o homem a explorar caminhos desconhecidos, foi a inspiração que levou o designer a criar o conceito da Árvore de Natal.

O trabalho traz materiais coletados de estaleiros de barcos e de pesca às margens do Tio Itajaí-açu (SC), além de resíduos descartados na região, numa ação de preservação do meio ambiente onde o próprio designer é um ator atuante aos finais de semana. De forma silenciosa, Elias Lanzarini propõe através da estética de sua obra uma reflexão de como devemos nos relacionar com a natureza.

Por essa conexão com a proteção do oceano e com a sustentabilidade, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte participará pela primeira vez da iniciativa Tivoli Art para o Natal. O hotel é reconhecido por sua relação contínua com pautas ambientais, tendo como prioridade a preservação do meio ambiente entre seus projetos. Uma árvore-irmã, idêntica à de São Paulo, será montada pelo designer no local, fortalecendo a conscientização desse importante tema.

"Durante a busca de materiais no rio Itajaí, sempre me deparei com muito lixo, principalmente plástico. Isso me causava desconforto, mas também gerou a vontade de limpar o local de onde vinha minha matéria-prima", comenta Elias. A partir desse desejo, ele conheceu um projeto internacional que realizava ações de limpeza de praias e iniciou uma ação de coleta de lixo com o apoio da marina Itajaí e voluntários, no qual, juntos, removeram aproximadamente 1 tonelada de plástico do local até o momento.

As Árvores de Natal do projeto levam no topo uma estrutura da proa de um barco, construída em madeiras maciças que foram resgatadas em estaleiros de barcos, fazendo parte da tradição pesqueira de onde se originam os materiais empregados na obra. Os encaixes e parafusos passantes trazem a arte da marcenaria naval.

Foto: Divulgação

Para o corpo, Elias escolheu suspender um manto com 4 camadas de redes de pesca descartadas, onde cada uma representa o peixe que ali foi capturado. Na base da árvore, os mantos que a contornam remetem ao aconchego, como ninhos, e dão robustez ao conjunto.

Foto: Divulgação

O artista decorou a lateral com um cardume de peixes de plástico reciclado, produzido em parceria com a Plasmo Hub. Aqui, Lanzarini utilizou o material infelizmente encontrado em abundância às margens do Rio Itajaí-Açu, expondo esse resíduo com uma nova finalidade. No interior da árvore, luzes natalinas iluminam a obra.

Foto: Divulgação

"A responsabilidade ambiental é um valor fundamental aplicado diariamente na Tivoli Hotels & Resorts ao redor do mundo. Esse ano, a escolha da Árvore de Natal foi uma maneira de destacarmos a importância da preservação da natureza, como também promover uma mudança de atitude para termos resultados que beneficiarão a todos no futuro," diz Marco Amaral, Vice-Presidente de Operações e Desenvolvimento da Europa e América do Sul do grupo Minor Hotels.

As Árvores de Natal estarão expostas até o dia 06 de janeiro, sendo uma instalada no lobby do Tivoli Mofarrej São Paulo, com visitação aberta ao público, e outra no lobby do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, onde os hóspedes poderão conhecer e apreciar a obra.

Serviço
Tivoli Mofarrej São Paulo
Alameda Santos, 1437, Cerqueira César| São Paulo, Brasil
Tel.: +55 (11) 3146 5900
E-mail: reservations.tspm@tivolihotels.com
Site
Instagram: @Tivolimofarrej
Facebook: @TivoliMofarrej

Tivoli Ecoresort Praia do Forte
Avenida do Farol s/n Praia do Forte | Bahia - Brasil
Tel: 55 (71) 3676.4000
E-mail: reservas.tepf@tivolihotels.com
Site
Instagram @Tivoliecoresort
Facebook @TivoliEcoresortPraiadoForte

Comentários
Assista ao vídeo