Cultura - Viagem

Posso viajar do Brasil para a Espanha agora?

1 de Dezembro de 2021

Quer aproveitar a retomada do turismo na Europa? Saiba quais as regras para viajar do Brasil para a Espanha agora e depois da implantação do ETIAS, em 2022

Vista do palácio de cibeles à noite - Madrid

 

Para quem tem adiado os planos de viajar do Brasil para a Espanha há quase dois anos, a reabertura do país aos turistas brasileiros é uma ótima notícia. É chegada a hora de usar as passagens em aberto e os créditos em reservas ou, quem sabe, aproveitar um acúmulo de férias adiadas para incluir outros países da Europa no roteiro. 

Afinal, agora podemos contar com números mais animadores do que aqueles que acompanhávamos no auge da pandemia do coronavírus.

Mais de 80% da população espanhola está totalmente vacinada e os idosos do país vêm recebendo a dose para reforço da imunização. Já o Brasil ainda está chegando aos 60% de vacinação completa, mas nossas campanhas seguem em ritmo acelerado e representam uma quantidade expressiva de pessoas.

 

Em ambos os países, as campanhas de vacinação têm resultado em uma redução drástica nas internações por casos graves de Covid-19 e cada vez menos óbitos em decorrência da doença. Isso torna possível a retomada do turismo na Espanha para brasileiros com uma flexibilização das regras para entrada no país.

Entretanto, é importante atentar para o início das operações do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens), que passa a vigorar como requisito de viagem a Espanha e outros países europeus a partir de 2022.

 

Confira a seguir o que você precisa saber sobre a entrada de brasileiros na Espanha agora e veja como tirar o ETIAS quando a autorização nesse sistema se tornar obrigatória para turistas de diversos países de fora da União Europeia como o Brasil.

Principais informações para quem vai viajar do Brasil para a Espanha

O governo espanhol adotou medidas rigorosas para combater a propagação do coronavírus em seu território, incluindo restrições de viagens não-essenciais e o impedimento da entrada de pessoas vindas de áreas com alta contaminação pelo vírus. 

Com a reabertura gradual das fronteiras aos estrangeiros de várias partes do mundo, as regras para viajar do Brasil para a Espanha foram flexibilizadas. 

Em termos gerais, ficou definido o seguinte:

  • Turistas brasileiros podem entrar na Espanha se estiverem totalmente vacinados, a mais de 14 dias (seja no esquema vacinal de uma ou duas doses). Essa regra é valida para todos os cidadãos a partir dos 12 anos de idade. Menores de 12 anos podem entrar sem ter tomado vacina, desde que acompanhados por adultos vacinados.

  • Todas as vacinas aplicadas no Brasil são aceitas para entrada na Espanha (CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer) mediante apresentação do certificado digital do ConecteSus na versão em espanhol.

  • Os viajantes devem apresentar um formulário de controle de saúde, que deve ser preenchido antes do início da viagem no site do Ministério da Saúde da Espanha.

  • Não é preciso fazer quarentena na chegada ao país, mas as autoridades sanitárias podem fazer medições de temperatura ou testes de antígeno no aeroporto espanhol.

  • Pode haver necessidade de teste de Covid pré-embarque, seja para passageiros não-vacinados ou vacinados. A recomendação é consultar a companhia aérea sobre esses requisitos a uma semana da data da viagem (pois geralmente é exigido que os testes sejam feitos em até 72 horas antes do embarque).

Vale ressaltar que essas regras são atualizadas regularmente pelas autoridades espanholas, que podem negar a entrada de qualquer viajante por motivos de saúde pública. Além disso, a idade mínima para apresentação do certificado de vacinação pode ser reduzida com os avanços da imunização de crianças e adolescentes contra Covid-19.

Como vai funcionar o ETIAS Espanha para brasileiros

A implantação do ETIAS vem sendo anunciada pela União Europeia (UE) desde antes da pandemia. Esse sistema vai fazer parte dos requisitos de entrada de brasileiros na Espanha logo após o início de suas operações, previstas para a partir de 2022.

Desenvolvido para aprimorar a proteção de visitantes e residentes nos 26 países europeus do Espaço Schengen, o cadastro no ETIAS vai se tornar obrigatório para turistas do Brasil e de outros países de fora da UE que são isentos de visto para a Europa. Isso vai aumentar ainda mais a segurança nesse território, onde é permitida a livre movimentação entre fronteiras internas. 

A autorização de viagem ETIAS vai ser obrigatória para brasileiros entrarem na Europa a partir da Espanha quando o sistema estiver em operação. Para isso, a pessoa só vai ter que preencher um formulário com os dados básicos para a viagem, pagar a taxa de emissão e aguardar o e-mail com a resposta sobre a aprovação — tudo resolvido online e em pouquíssimo tempo.

Além de viajar do Brasil para a Espanha, a pessoa pode usar uma mesma autorização ETIAS, por até 3 anos para viagens de turismo, negócios ou trânsito com permanência de até 90 dias (a cada período com cerca de 6 meses) em qualquer um dos países do Schengen.

Comentários
Assista ao vídeo