Notícias - Motor

Financiamento de veículos tem alta de 6,8% em 2021

14 de Janeiro de 2022

Veículos usados correspondem a 70% das vendas a crédito no ano

Foto: Pixabay

As vendas financiadas de veículos em 2021 somaram 5,9 milhões de unidades, entre novas e usadas – incluindo motos, autos leves e pesados, segundo dados da B3. O número representa crescimento de 6,8% em relação ao ano de 2020, e equivale a 375 mil unidades financiadas a mais.

Os destaques de 2021 foram os segmentos de veículos pesados e de motos com crescimento de 18% e 17,6% respectivamente, na comparação com o ano anterior. Já o segmento de veículos leves teve alta de 4%, em comparação com os financiamentos realizados em 2020.

Os financiamentos de veículos usados correspondem a 70% do total e registraram aumento de 10,7% em comparação ao ano anterior. Os autos leves com maior tempo de uso foram os que tiveram maior procura. A faixa de uso entre 9 e 12 anos teve aumento de 31,5%, enquanto os veículos leves com mais de 12 anos de uso registraram aumento de 71,4% nos financiamentos.

Os veículos novos registraram queda de 1,4% no total de vendas a crédito. Entre eles, a categoria de autos leves teve queda de 15% no acumulado do ano.

“Em 2020, os financiamentos de veículos sofreram uma queda brusca, devido à pandemia de Covid-19 e, em 2021, vimos uma melhora neste cenário, principalmente no primeiro semestre. O impacto na venda de veículos novos ao longo do ano, principalmente devido escassez global de semicondutores, freou um crescimento mais forte em 2021”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

No mês de dezembro, as vendas financiadas de veículos registraram queda de 16,8%, com destaque para os autos leves, que tiveram queda de 22% nas vendas a crédito. Já o segmento de motos registrou alta de 8% e o segmento de veículos pesados teve alta de 3% no período, comparado com o mesmo mês do ano anterior.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. Para visualizar a apresentação com os dados completos para financiamentos de veículos em dezembro de 2021, clique aqui.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

B3. Com o mercado, para o futuro.

Comentários
Assista ao vídeo