Colunistas - Rodolfo Bonventti

Uma deliciosa comédia que envolvia a disputa entre dois costureiros famosos

20 de Janeiro de 2022

Em 5 de agosto de 1985, a TV Globo estreava um dos maiores sucessos das 19 horas e do autor Cassiano Gabus Mendes na emissora, a deliciosa novela “Ti-Ti-Ti”, escrita em colaboração com Luís Carlos Fusco e dirigida por Wolf Maya e Fred Confalonieri.

O enredo envolvia o universo da alta-costura e a disputa entre dois costureiros rivais, Victor Valentim, mais um brilhante trabalho de Luis Gustavo nas novelas, com um personagem que quase pegou o lugar de Beto Rockfeller na preferência do ator, e Jacques Leclair, em uma interpretação perfeita de Reginaldo Faria.

No personagem de Luis Gustavo uma homenagem ao grande ator Lima Duarte, já que o verdadeiro nome de Victor Valentim era Ariclenes Martins (nome real de Lima). E no elenco, outro grande destaque foi a veterana Nathália Timberg, que viveu Cecilia, a senhora com problemas mentais que vestia as suas bonecas com muita elegância e acabava sendo a autora dos vestidos criados por Valentim e que provocavam “barulho” na alta sociedade carioca e no mercado da moda.

No lado mais jovem da trama, dois casais se destacaram: Gabriela e Pedro, interpretados por Myrian Rios e Paulo Castelli, e que eram os preferidos do público, o que deixou muito visível o ciúme provocado no cantor e compositor Roberto Carlos, na época casado com Myrian Rios, e que compôs a canção “A Atriz”. O outro casal central era formado por Malu Mader e Cássio Gabus Mendes, respectivamente Luti e Walquiria, cada um deles filho de um dos costureiros rivais.

A novela também marcou a revelação de Betty Gofman, que viveu a excêntrica Eduarda, em seu primeiro papel nas novelas, bem como de Tato Gabus Mendes (filho do autor) e de Guilherme Fontes, que viria a se tornar um dos principais galãs da emissora anos depois.

Algumas das modelos e manequins que desfilaram as criações de Valentim e de Leclair durante a novela, eram figuras conhecidas do grande público, e entre elas estavam Mila Moreira, Ísis de Oliveira, Monique Evans, Veluma e Rejane Goulart, ex-miss Brasil e segunda colocada no Miss Universo.

Com uma criativa abertura de Hans Donner, a novela foi campeã em ações de merchandising na época, com o lançamento do batom Boka Loka no mercado, aquele que provocava um desejo incontrolável nos homens de beijar a mulher que o usasse e com a marca de linhas para costura Corrente.

No grande elenco, além dos atores já citados, também estavam na produção em trabalhos de destaque, as atrizes Sandra Bréa, Tânia Alves, Marieta Severo, Aracy Balabanian, Yara Côrtes, Lúcia Alves, Thais de Campos, Cleyde Blota e Regina Restelli, além dos atores José de Abreu, Adriano Reys, Cazarré, Rodolfo Bottino e Nestor de Montemar.

Comentários
Assista ao vídeo