Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Morre aos 82 anos João Carlos Di Genio, fundador do Grupo Unip/Objetivo

13 de Fevereiro de 2022

Morreu aos 82 anos, neste domingo (13/02), de causa naturais, João Carlos Di Genio, fundador de um dos maiores grupos de educação privada no país, o Unip/Objetivo.

Em 1961, Di Genio passou em primeiro lugar em medicina - em duas universidades, entre elas a USP. Em dezembro de 1965, Di Genio e alguns professores e estudantes de medicina da USP decidiram abrir o próprio curso e o batizaram de Objetivo.

O Colégio Objetivo foi fundado em 1971 e, no ano seguinte, foram criadas as faculdades Objetivo. Em 1988, elas foram transformadas na Universidade Paulista - a Unip. O empresário, que faria 83 anos no próximo dia 27, deixa a esposa e três filhos adolescentes.

João Carlos Di Genio e Zacarias Pagnanelli
 

Nota oficial 

"O Brasil acordou menos inteligente hoje. Deixou-nos um dos homens mais brilhantes de sua geração, um verdadeiro revolucionário da educação: João Carlos Di Genio.

Tudo o que sei sobre educação, aprendi com ele, a partir do seu exemplo. Tenho orgulho de ter sido discípulo de um mestre inovador, visionário e realizador.

Ele foi tudo isso, sim, e foi generoso também. Sempre me incentivou, inclusive quando adquiri os sistemas educacionais COC, instituição que, na época, era concorrente do Colégio Objetivo. Maior do que nossos interesses empresariais, ele me dava conselhos e mostrava caminhos a serem seguidos na educação.

Portador de QI elevado, Di Genio idealizou escolas para crianças superdotadas e especialmente habilidosas, valendo-se inclusive da tecnologia. Dizia, com razão, que a inteligência e os talentos deveriam ser tratados como a maior riqueza de um país.

Devemos muito a esse homem que trazia a genialidade inscrita no próprio nome. O Brasil perde um grande brasileiro, e eu perco também um amigo e compadre, meu padrinho de casamento.

Di Genio fará falta na educação e deixará saudades. Fica aqui minha eterna gratidão pela oportunidade e ensinamentos"

Chaim Zaher, presidente grupo SEB

Comentários
Assista ao vídeo