Cultura - Cinema

Cine Fórum tem nova agenda de encontros

27 de Fevereiro de 2022

Segundo encontro acontece de forma presencial, no dia 5 de março, às 18h. O filme em cartaz é “Eles Atiram Em Cavalos, Não Atiram?”. A participação é gratuita

O primeiro encontro do Cine Fórum, com curadoria dos Gêmeos do Cinema, Marcos e André de Castro, trouxe o filme “A Procura do Mr. Goodbar”, de 1977. O próximo encontro, com nova data, será realizado na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América), no dia 5 de março, às 18h, com o filme “Eles Atiram Em Cavalos, Não Atiram?” (1969), do diretor Sydney Pollack.

Este grande clássico da história do cinema é um dos filmes mais representativos entre os lançados na época - na virada dos anos 60 para os 70. Durante a Grande Depressão, nos anos 30 nos Estados Unidos, a maioria da população procurava por uma vida digna, sofrendo com o desemprego. Foi nessa época que, entre outras oportunidades, apareceram os concursos de dança, que testavam ao extremo a resistência dos competidores em troca de comida, roupas e alguns trocados. O filme é uma severa crítica aos realities shows.

O último encontro do Cine Fórum será no dia 19 de março, às 18h, com o filme “O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947. O longa é baseado no livro com o mesmo nome, de William Lindsay Greshan. A reexibição da obra do século passado faz total sentido, quando o diretor Guilhermo Del Toro lançou um remake do longa em janeiro – estrelado, ainda, nesta nova versão, por Bradley Cooper.

Crítico de Cinema

“Todo filme é um grande entretenimento. Mas, certas obras quando acabam, é impossível ficar sem expor a visão de cada um sobre o filme. É isso que queremos proporcionar: transformar desde a advogada até a dona de casa, em críticos de cinema. Queremos ouvir opiniões e sensações que o filme transmite”, alerta Marcos de Castro, um dos curadores da atividade.

Participação

A participação do Cine Fórum é gratuita e aberta à população. Não há necessidade de inscrição e/ou reservas. Para participar é necessário apresentação da carteira de vacinação completa ou resultado negativo do teste para COVID-19, datado até 48 horas antes do evento. É obrigatório o uso de máscaras durante todo o tempo de permanência na sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

CINE FÓRUM
Data: 5 de março (sábado) | 18h
“Eles Atiram Em Cavalos, Não Atiram?”
, de 1969, baseado no livro "A Noite dos Desesperados", do autor Horace McCoy. Classificação: 16 anos. Filme raro. 129 minutos.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Data: 19 de março (sábado) | 18h
“O Beco das Ilusões Perdidas”, de 1947, baseado no livro "O Beco das Ilusões Perdidas" (Nightmare Alley), do autor William Lindsay Gresham. Classificação: 14 anos. Filme raro. 111 minutos.
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – Rua Professor Mariano Siqueira, 81, bairro Jardim América, em Ribeirão Preto.

Gêmeos do cinema

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e em 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do Coronavírus. O evento permitiu a presença e a interatividade do público e conectou pessoas de 27 países: foram aproximadamente 110 horas transmitidas ao vivo e on-line, em mais de 60 atividades.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo