Viver - Saúde

Apendicite: uma inflamação ‘surpresa’ nada agradável

24 de Março de 2022

Essa é principal causa de dores abdominais agudas, revela o cirurgião do aparelho digestivo, Diego Garcia

A apendicite, inflamação do apêndice – pequeno órgão no começo do intestino grosso, pode aparecer a qualquer hora e sem aviso. A falta de tratamento adequado pode gerar graves complicações. O cirurgião do aparelho digestivo, Diego Garcia, destaca que é impossível prevenir e prever quando ela vai acontecer. “Essa é a principal causa de dores abdominais agudas no mundo.” Sete em cada cem pessoas sofrem com esse tipo de inflamação.

Apendicite: uma inflamação ‘surpresa’ nada agradável | Foto: Divulgação

A inflamação acontece quando a entrada do apêndice é bloqueada por alguma substância como, por exemplo, resto de fezes. Os sintomas começam com uma dor leve e moderada na boca do estomago. Algumas horas depois muda para parte inferior direita do abdômen. “Na maioria das vezes o paciente acha que não é algo grave, que é gases, refluxo, mas essa dor vai piorando, muda de lugar e vai se tornando mais intensa, até ele ter que procurar um pronto-socorro. Geralmente esse quadro vem com outras coisas, náuseas, vomito, febre e não consegue se alimentar”, revela o cirurgião.

O tratamento é realizado com uma intervenção cirúrgica para a retirada do apêndice, mas Garcia garante que os resultados obtidos no tratamento são rápidos e os pacientes voltam rapidamente à rotina sem nenhuma dificuldade.

Comentários
Assista ao vídeo