Viver - Saúde

Filas para cirurgias bariátricas aumentam crise de saúde pública no Brasil

24 de Março de 2022

Filas de espera para o procedimento ainda são um problema para o setor público de saúde.

A cirurgia bariátrica é apontada como um procedimento essencial para a garantia da saúde dos pacientes que apresentam agravamento de comorbidades relacionadas à obesidade. O procedido se apresenta como o caminho provável para pacientes com estágios avançados em quadros clínicos e que apresentam falhas nos tratamentos relacionados ao excesso de peso corporal, a exemplo de complicações como pressão alta, diabetes e colesterol elevados.

Filas para cirurgias bariátricas aumentam crise de saúde pública no Brasil | Foto: Divulgação

De acordo com levantamentos da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o número de cirurgias bariátricas obteve diminuição no último ano de pandemia. Os dados apontam para uma diminuição 69,9% no número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS em São Paulo.

Cirurgião do Aparelho Digestivo, Dr. Fernando Furlan ressalta que o número é ainda mais elevado, considerando convênios territoriais. "Se levar em consideração todo o sistema de saúde do Brasil, estima-se que esse percentual de redução da cirurgia bariátrica tenha alcançado os 80% dos casos", explicou.

Com um tempo de cirurgia estimado entre 6 meses e 4 anos através do Sistema Único de Saúde (SUS), podendo aumentar de acordo com a região e cidade, a demora na realização do procedimento pode causar sérios danos aos pacientes. Ainda que o número de cirurgias bariátricas em 2020 tenha diminuído, a obesidade e as doenças relacionadas continuam em crescentes perspectivas.

As filas de espera geradas nesse cenário são observadas pelo Dr. Fernando Furlan como um "problema de saúde pública", que relaciona a necessidade da realização da cirurgia em quadros clínicos avançados.

"A obesidade traz uma sobrecarga em diversos sistemas, manter o equilíbrio de todos os órgãos é ainda mais complexo quando se atua em estágios avançados da doença que, diante dessa sobrecarga, faz com que as falhas no sistema humano sejam inevitáveis. Por isso a necessidade da cirurgia, para que problemas como infarto, AVC e alteração renal não sejam acometidas", ressaltou e orientou o médico cirurgião.

De acordo com o Dr. Fernando Furlan, a necessidade da cirurgia bariátrica reforça a busca pela qualidade de vida. Além da perda de peso, o ganho mais evidenciado a partir da cirurgia, é possível que outros ganhos sejam motivados em cada paciente que procura por esse tipo de procedimento.

O procedimento, de acordo com o especialista, ainda destaca a diminuição de doenças relacionadas a acidentes vasculares e cardíacas, bem como a normalização dos níveis corporais de colesterol e pressão arterial. Ganhos na redução de riscos à saúde também são incorporados a esse processo, a exemplo da prevenção de câncer, maior disposição diária, qualidade a mais na hora de dormir e aumento elevado da autoestima.

Comentários
Assista ao vídeo