Viver - Saúde

30-60 min de atividade de fortalecimento muscular semanal associada a 10-20% menor risco de morte

24 de Março de 2022

Rubens de Fraga Júnior

De 30 e 60 minutos de atividade de fortalecimento muscular a cada semana está associada a um risco 10-20% menor de morte por todas as causas, e por doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, em particular, aponta a análise de dados agrupados das evidências disponíveis publicada on-line no British Journal of Sports Medicine.

Os resultados são independentes do exercício aeróbico, mas o estudo aponta para uma curva em forma de “J” para a maioria dos resultados, sem evidências conclusivas, de que mais de uma hora por semana de atividade de fortalecimento muscular reduz ainda mais o risco.

As diretrizes de atividade física recomendam atividades regulares de fortalecimento muscular para adultos, principalmente devido aos benefícios conhecidos para a saúde do músculo esquelético. Exemplos dessas atividades incluem levantamento de pesos; trabalhar com bandas de resistência; flexões, abdominais e agachamentos; e jardinagem pesada, como cavar.

Pesquisas anteriores indicam que a atividade de fortalecimento muscular está associada a um menor risco de morte, mas não se sabe qual pode ser a 'dose' ideal.

Para tentar descobrir, os pesquisadores vasculharam bancos de dados de pesquisa em busca de estudos observacionais prospectivos relevantes que incluíam adultos sem grandes problemas de saúde que foram monitorados por pelo menos dois anos.

A análise final incluiu 16 estudos. O primeiro foi publicado em 2012 e a maioria foi realizada nos EUA, com o restante na Inglaterra, Escócia, Austrália e Japão. O período máximo de monitoramento durou 25 anos.

O número de participantes do estudo variou de quase 4.000 a quase 480.000, e variou de 18 a 97 anos. 12 estudos incluíram homens e mulheres, dois incluíam apenas homens, enquanto três incluíam apenas mulheres. Todos os estudos consideraram atividades aeróbicas ou outras atividades físicas, bem como atividades de fortalecimento muscular.

A análise de dados agrupados mostrou que as atividades de fortalecimento muscular foram associadas a um risco 10 a 17% menor de morte por qualquer causa, bem como morte por doença cardíaca e acidente vascular cerebral, câncer, diabetes e câncer de pulmão.

Nenhuma associação foi encontrada entre o fortalecimento muscular e um risco reduzido de tipos específicos de câncer, incluindo os de intestino, rim, bexiga ou pâncreas.

Surgiu uma curva em forma de J, com redução máxima do risco entre 10-20% em aproximadamente 30-60 minutos/semana de atividades de fortalecimento muscular para morte por qualquer causa, doença cardiovascular e todos os tipos de câncer.

Como a maioria dos estudos foi realizada nos EUA, os resultados podem não ser mais amplamente aplicáveis, alertam os pesquisadores, que acrescentam que os estudos incluídos foram todos observacionais e não clínicos.

Dadas as associações em forma de J, o potencial de um maior volume de atividades de fortalecimento muscular na redução do risco de morte não é claro, escrevem eles.

Contudo, eles concluem: “A combinação de fortalecimento muscular e atividades aeróbicas pode fornecer um benefício maior para reduzir todas as causas [doença cardiovascular] e a mortalidade total por câncer”.

Fonte: Muscle-strengthening activities are associated with lower risk and mortality in major non-communicable diseases: a systematic review and meta-analysis of cohort studies, British Journal of Sports Medicine (2022). DOI: 10.1136/bjsports-2021-105061

Rubens de Fraga Júnior é professor da disciplina de gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná e é médico especialista em geriatria e gerontologia pela SBGG.

Comentários
Assista ao vídeo