Viver - Beber e Comer

Ribeirão Preto irá receber "Libertadores da Cerveja"

25 de Março de 2022

Promovida pelo Polo Cervejeiro, South Beer Cup será realizada durante Festival que inclui shows, gastronomia e bebidas da região

O Polo Cervejeiro, Núcleo Setorial do Projeto Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) confirmou para os dias para 08, 09 e 10 de setembro de 2022 a realização, na cidade, da 10ª edição da South Beer Cup, conhecida como a “Libertadores da América da Cerveja”.

O Polo, que reúne 11 cervejarias independentes, será responsável pela organização do evento, realizado pela primeira vez em 2011, em Buenos Aires. Desde então, a sede se reveza entre Brasil e Argentina.

Adiada em 2020 e 2021 por conta da pandemia, a competição volta a ser realizada e seguirá o formato adotado em 2019 que lhe rendeu o apelido de “The Champions”: somente cervejarias independentes ganhadoras de medalha de ouro em concursos principais poderão se inscrever.

Além da competição sul-americana, o evento com três dias de duração inclui também a 1ª Copa Paulista de Cerveja Artesanal, aberta a todas as cervejarias registradas no Estado de São Paulo, e uma competição para homebrewers, que irá prestigiar cervejeiros caseiros de todo o Brasil.

A 10ª edição da South Beer Cup integra a programação do segundo Festival Cervejeiro que o Polo promove na cidade. O primeiro foi realizado em 2019, trazendo shows, gastronomia e a participação de cervejarias da região.

South Beer Cup

Primeira competição cervejeira dedicada à América do Sul, a South Beer Cup foi realizada pela primeira vez em 2011 e chega a sua 10ª Edição depois de ter passado por Buenos Aires (2011), Blumenau (2012), Buenos Aires (2013), Belo Horizonte (2014), Mar del Plata (2015), Curitiba (2016), Mar del Plata (2017), Belém do Pará (2018) e Buenos Aires (2019).

Em 2019, com o formato The Champions, a South Beer Cup recebeu 250 inscrições e foram distribuídas 42 medalhas entre 16 estilos. O Brasil ficou com 12 das 13 medalhas de ouro e o Chile com uma. Ao todo, 18 cervejarias brasileiras foram premiadas.

Associativismo

O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto reúne 11 cervejarias independentes da cidade e da região (Alquimia Cervejaria, BR Brew, Experiência, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Cervejaria Walfänger, Weird Barrel Brewing Co. e Wolfes Bier) e faz parte do Programa Empreender da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP).

O programa reúne micros e pequenas empresas de um mesmo segmento ou multissetoriais com o objetivo de trabalhar ações conjuntas sob a bandeira do associativismo.

Foi a união das cervejarias independentes dentro do Polo Cervejeiro, em conjunto com entidades como o Instituto Federal de São Paulo – Campus Sertãozinho, o Supera Parque Tecnológico e o Sebrae, que viabilizou o reconhecimento do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) cervejeiro do interior paulista

Comentários
Assista ao vídeo