Cultura - Viagem

Noronha tem atrações e belezas além das praias

28 de Março de 2022

O arquipélago vulcânico fica a cerca de 350 quilómetros ao largo da costa do Nordeste brasileiro

Destino para muitos famosos e anônimos, Fernando de Noronha tornou-se sonho de consumo para muitos turistas. Em Noronha, cada centímetro do arquipélago tem sua singularidade. E se tem uma palavra que se desconhece na ilha, é a expressão "baixa temporada". Noronha está em alta em todos os meses do ano, e a prova disso são as ocupações dos hotéis e pousadas do arquipélago, que registraram mais de 80% nos primeiros meses deste ano. Além da beleza natural das praias, em Noronha também é possível aproveitar outras programações como trilhas, tour gastronômico e diversos tipos de mergulhos guiados.

Segundo a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha, Adriana Flor, o arquipélago não é apenas um lugar com paisagens deslumbrantes, é um lugar que transmite paz e recarrega as energias de todos que escolhem a ilha como rota. “Noronha tem uma beleza sublime, cada cantinho da ilha é único. É tranquila, segura, energizada. O turista que escolhe conhecer Noronha é abraçado por uma população empolgada, que acolhe e todos. Seja por terra ou mar, Noronha será inesquecível”, conclui.

O mergulho para observar as belezas marinhas é um dos passeios mais procurados pelos turistas. A boa visibilidade e a enorme variedade de espécies para serem observadas garantem uma experiência única.

Para Paulo Ferreira, representante da Anema, Noronha está no top 5 mundial, dos melhores lugares para a prática de mergulhos, e no Brasil, o arquipélago ocupa a primeira posição. “O mergulho de cilindro, na avaliação feita pela Administração da ilha, é o passeio que tem o maior índice de satisfação dos turistas! O mergulho é o maior indutor de turistas da ilha, ou seja, uma grande quantidade de pessoas, vêm para Noronha, apenas para mergulhar! O mergulho pode ser feito todos os dias do ano, com excelente qualidade, no Parque Nacional Marinho, com uma visibilidade média de 30m e uma temperatura da água se 28 graus. É o melhor lugar para se mergulhar no Brasil e um dos 5 melhores do mundo”, pontua.

As empresas são organizadas em uma associação, ANEMA - Associação Noronhensse de Empresa de Mergulho Autonomo, que são Atantis Divers, Aguas Clars e Noronha Diver, todas com mais de 25 anos de atuação no ramo, aqui em Noronha.
Para quem não abre mão das trilhas, há opções que necessitam de guias - como as trilhas do Capim-Açú, Morro São José e Pontinha-Caieira - e outras não, como as trilhas do Abreu e Atalaia. Em todas elas é necessário ter o agendamento no Centro TAMAR/ICMBio e o ingresso do Parque Nacional Marinho.

Seguindo as dicas de Fabiana de Sanctis, pousadeira, os passeios pela ilha com os guias credenciados não podem ficar de fora. “Para quem vem pela primeira vez, recomendo um passeio pela ilha com guia credenciado. Essa é a melhor forma do turista conhecer cada pedacinho da ilha e entender a história daqui, que é cheia de lendas. À tarde, vale a pena tirar um tempo para admirar o pôr do sol no Forte Nossa Senhora dos Remédios. O forte é lindo, está todo restaurado e conta uma parte da história da ilha. Subir na pedra do Piquinho também não pode ficar de fora. Lá de cima se tem uma visão 360º do arquipélago”, pontua.

Quando o assunto é gastronomia, a ilha tem várias opções de restaurantes que exaltam a cultura e a culinária local. Frutos do mar serão encontrados em abundância e existe a vantagem de estar sempre bem frescos. Alguns restaurantes têm à disposição dos clientes lounges que possibilitam uma vista panorâmica do pôr do sol da ilha. Outras informações estão disponíveis no site www.apfn.com.br.

Comentários
Assista ao vídeo