Cultura - Viagem

Neuquén – Patagonia Argentina apresenta sua temporada de inverno 2022 na WTM Latin America

4 de Abril de 2022

Cada destino de Neuquén tem uma proposta diferente e excelente, sempre com as montanhas e florestas nativas cobertas de neve, com serviços de primeira classe que caracterizam a província com a área mais esquiável da Argentina

A província patagônica argentina de Neuquén está presente mais uma vez nesta nova edição da WTM Latin America, para divulgar seus destinos de neve que são, a cada ano, mais procurados pelos turistas brasileiros.
 
Os representantes do setor público serão Marisa Focarazzo, presidente de Neuquentur; Marina González, secretária de Turismo de Villa La Angostura, e Alejandro Apaolaza, secretário de Turismo de San Martín de los Andes. E para o setor privado, Juan Pablo Padial, gerente comercial de Cerro Chapelco; Carolina Rambla, Comercial del Cerro Bayo, e Martin Suero, presidente da Associação Hoteleira de Villa La Angostura.
 
Está chegando a temporada de neve e Neuquén oferece ampla oferta de turismo de neve na Argentina. Com características de excelência na hotelaria e gastronomia, onde os padrões de qualidade alcançados pelas suas localidades turísticas são um atributo que se nota em cada detalhe.
 
Neuquén possui três centros de esqui conhecidos no mundo: a colina “Chapelco” em San Martín de los Andes, “El Bayo” em Villa La Angostura, o centro de esqui “Caviahue” e também uma excelente alternativa que é o Snow Park “Batea Mahuida” em Villa Pehuenia-Moquehue.
 
Situada na cordilheira do norte da província está Caviahue, uma bela aldeia nas montanhas, com clima frio e seco, caracterizada por uma longa temporada de neve de alta qualidade para a prática de esportes de inverno. As pistas ficam a apenas 1,5 km da cidade. Hospedar-se em Caviahue é uma experiência imersiva na neve. O local é cercado por araucárias milenares, em uma paisagem única que é guardada pelo incrível Vulcão Copahue.
 
Por ser uma “cidade da neve” o destino também ofrece atrações diversas para curtir o inverno. Você pode fazer excursões de motoneve, curtir noites nas montanhas, fazer bike freeride acompanhado por um profissional ou fazer diferentes excursões em veículos de neve.
Outra pérola da província fica ao sul, na singular Villa La Angostura. Lá, Cerro Bayo é conhecido por sua  pista de esquí com descida contínua de 6 mil metros, com vistas incríveis do Lago Nahuel Huapi e do povoado turístico.
 
Cerro Bayo é o primeiro centro de esqui da América Latina a obter o certificado de gestão ambiental, um verdadeiro compromisso com a qualidade. Em um cenário verdadeiramente mágico, Villa La Angostura é um destino reconhecido mundialmente por suas belezas naturais. Respirar no alto do Cerro, contemplar a imensidão da natureza e, em seguida, percorrer a neve e a floresta andina, proporcionam uma sensação única de paz e liberdade.
 
Cerro Bayo também conta com pontos gastronômicos de alta qualidade, que servem de abrigo e descanso para um dia na neve. São seis pontos estrategicamente localizados: El Capricho, Tronador, Oso Point; Altitud, Oso Café e a nova proposta do Cerro, AMEX Snow House.
 
Sem dúvida, Villa La Angostura e San Martín de los Andes são dois destinos característicos para o turismo de neve em Neuquén. Ambos estão ligados pela Ruta de los 7 Lagos, uma estrada cenográfica por excelência, onde cada curva é o alvorecer de uma paisagem diferente e impressionante.
 
Ruta de los 7 Lagos é um dos trechos mais bonitos da mítica Ruta Nacional 40, que atravessa a Argentina de norte a sul. Atravessa os limites dos Parques Nacionais Nahuel Huapi e Lanín, proporcionando um verdadeiro cartão postal a cada momento: rios, lagos, montanhas, cachoeiras, florestas, neve, uma abundância de belezas inexplicáveis ​​e únicas no mundo.
 
Um dos aspectos especiais é que você pode viajar por diferentes meios de transporte: bicicleta, moto, ônibus ou carro. É um percurso cenográfico por excelência, cujo caminho é ainda mais notável se for percorrido a velocidades moderadas, tendo tempo para apreciar a paisagem através dos miradouros e do percurso da estrada.
 
O exemplo de liderança e excelência em cada temporada de inverno em Neuquén é dado pelo Cerro Chapelco em San Martín de los Andes, que em um ano tão difícil como 2021 também foi escolhido, pela sexta vez consecutiva, como o melhor resort de esqui de Argentina no World Ski Awards.
 
Nas margens do Lago Lacar, San Martín de los Andes oferece uma oferta turística muito ampla e variada. Passeios de bicicleta, City Tour para descobrir os pontos panorâmicos, excursões lacustres a Quila Quina e Nonthue que nos permitem vislumbrar a maravilhosa magia do inverno na paisagem da região.
 
A apenas duas horas de Buenos Aires, o Aeroporto Aviador Carlos Campos conhecido como "Aeroporto Chapelco" recebe voos durante a temporada, oferecendo a possibilidade de aproveitar a neve ao máximo em um dos destinos mais destacados da Patagônia Argentina.
 
San Martín de los Andes é única, suas tardes e noites de inverno convidam a provar chocolates em suas diferentes expressões, carne de veado, javali ou truta arco-íris, cervejas artesanais e vinhos da região.
 
Experiências de qualidade também ocorrem em superfícies menores, como é o caso do Parque de Nieve en Villa Pehuenia-Moquehue, um local charmoso que se destaca por sua beleza no centro da cordilheira de Neuquén.
 
O Parque tem uma altura de 1.900 metros acima do nível do mar. De seu cume você pode desfrutar de uma paisagem imbatível, descobrindo os lagos Aluminé e Moquehue, os vulcões Villarrica, Llaima, Lonquimay (no Chile) como também a e o Paso Internacional Icalma. O Parque de Nieve é administrado pela Comunidade Mapuche Puel, e é uma graciosa alternativa de alta qualidade para curtir a neve com a família.
 
O Parque de Nieve tem uma pista principal chamada "Monkol" (nome cultural e natural do local onde está localizado o T-bar), com 700 metros de extensão e 1.700 metros acima do nível do mar. Outra pista é chamada de "Chankin" e se estende por 150 metros de distancia e possui um teleférico. Outra opção é a pista alternativa chamada "Quetroko" muito recomendada pelos snowboarders com a possibilidade de retornar ao T-Bar e assim estender o percurso em 800 metros. Além disso, o Parque conta com uma área de tobogã exclusiva para crianças.
Villa Pehuenia é considerada a capital da gastronomia de Neuquén, com uma culinária que revaloriza as tradições e a cultura dos povos antigos. Daí surge o reconhecido “Sello de Distinción de la Gastronomía Neuquina” que reafirma o reconhecimento dos produtos e sabores da Província, assim como o renomado Festival do Chef.
 
Neuquén caracteriza-se por uma requintada oferta gastronómica. Sabores e aromas únicos que são assados ​​e refogados com os segredos das florestas e da montanha. Depois de um dia na neve nada melhor do que um delicioso prato regional para experimentar, saborear e aproveitar o inverno.
 
O inverno faz-se sentir, o branco é o centro das atenções, luvas, golas e chapéus começam a marcar a tendência. Como em todas as estações, a neve é ​​garantida em Neuquén, e a segurança sanitária dos destinos é uma norma indiscutível, com protocolos específicos que cuidam de cada visitante, para que ele viva uma experiência incrível.

 Mais informações sobre os destinos de neve de Neuquén em:
www.neuquentur.gob.ar

Comentários
Assista ao vídeo