Colaboradores - Patrícia Fernandes

Jornalista Patricia Fernandes faz live com a Diretora e Produtora Fernanda Faran

30 de Junho de 2022

Nesta última terça feira, dia 28 de junho, a convidada para a live foi a Diretora e Produtora da Peça Teatral No Fim, Viveremos! Fernanda Faran.

O espetáculo No Fim, Viveremos! do Grupo Ser de Teatro, com direção de Fernanda Faran e no elenco Fabio Dantas, Guilherme Barros, Renata Maria Nogueira, Shirlei Souza e Erica Alves, que também assina a autoria da peça.

Foto: Divulgação

No Fim, Viveremos!

Após uma temporada de sucesso, reestreia no dia 01 de julho, no Teatro Arthur Azevedo, o espetáculo No Fim, Viveremos! do Grupo Ser de Teatro, com direção de Fernanda Faran e no elenco Fabio Dantas, Guilherme Barros, Renata Maria Nogueira, Shirlei Souza e Erica Alves, que também assina a autoria da peça.

 

No Fim, Viveremos! se passa em um dos períodos mais tristes da nossa história recente, durante a Segunda Guerra Mundial e o auge do regime nazista. Nesse contexto, está inserido a vida de duas irmãs judias que vivem escondidas em um sótão, na esperança de sobreviverem para ver a guerra acabar. O som do rádio e as notícias que leem nos jornais tornam os dias mais frios e cinzentos. A chegada inesperada de alguém traz à tona incertezas e temores de uma guerra que antes acontecia fora das quatro paredes, mas que agora está em todo lugar.

 

Um dos principais pontos abordados na peça é protagonismo feminino durante a Segunda Guerra Mundial. O espetáculo foi desenvolvido com o intuito de dar visibilidade e fomentar o debate sobre as mulheres que resistiram ao regime nazista, além de apontar a existência de personagens negras, pouco referenciadas durante esse período histórico.

 

A dramaturgia referida é a primeira peça que parte de uma trilogia de texto intitulada Mulheres no Holocausto, escrita por Erica Alves, entre 2017 e 2019, e finalizada após um longo período de pesquisas sobre a vida de mulheres na época da Segunda Guerra Mundial, especialmente daquelas que viveram em situação de esconderijo. A perspectiva feminina sobre o holocausto e as violências específicas de gênero ocorridas naquela época atraíram a curiosidade e nortearam os estudos de Erica. A presença do feminino em seus textos ocorre de uma percepção que teve sobre a falta de relatos vividos por mulheres durante esse período histórico.

A diretora Fernanda Faran destaca três fatores relevantes da montagem de No Fim, Viveremos!: “primeiramente a importância de dirigir um texto inédito de uma dramaturga jovem e brasileira. Em segundo, pelo texto ser fruto de pesquisa desse grupo feminino cujo tema é a mulher em situação de holocausto. E por último, dar corpo e movimento a essas personagens que por mais que a história seja ficção não significa que elas nunca existiram”.

Todas as sessões da peça No Fim, Viveremos! contarão com a presença de um interprete em libras.

O espetáculo foi contemplado no Edital de Fomento a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Texto: Erica Alves

Direção: Fernanda Faran

Elenco: Erica Alves, Fábio Dantas, Guilherme Barros, Renata Maria Nogueira e Shirlei Souza

Desenho de luz: Renato Barroso

Assistente de direção: Levi Corrêa

Direção de Produção: Shirlei Souza

Assistente de produção: Renata Maria Nogueira

Visagismo: Louise Helene

Figurino: Caroline Donato

Cenografia: Gabriela Gatti

Contrarregra: Paulo Lopes

Operador de luz: Renato Barroso

Operador de som: Levi Corrêa

Designer gráfico: André Kitagawa

Fotos: Thiago Lopes

Assistente de fotografia: Gustavo Gonçalves

Mídias sociais: Kyra Piscitelli

Videomaker: Nara Ferriani

Contrarregra: Paulo Lopes

Assessoria de imprensa e coordenação de comunicação: Fabio Camara

Idealização: Grupo SER de Teatro

SERVIÇO:  

LOCAL: Teatro Arthur Azevedo, (Av. Paes de Barros, 9555 – Alto da Mooca). 50 lugares. 

DATA: 01/07 até 10/07 (Sexta e sábado 20h e domingo 18h) 

INFORMAÇÕES: 11 2604 5558 e https://linktr.ee/gruposerdeteatro

INGRESSOS: Gratuito. Retirada dos ingressos 1 hora antes na bilheteria.

DURAÇÃO: 90 min 

CLASSIFICAÇÃO: 16 anos 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Patricia Fernandes (@patriciafernandes.jornalista)

Comentários
Assista ao vídeo