Cultura - Educação

O poder do querer

3 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos conhecem a ideologia do aforismo “querer é poder”, mas poucos são os que penetram a fundo no seu espírito. Estamos sempre repetindo “eu quero”, “quero a felicidade”, “a paz”, “o dinheiro”, o “bem-estar”, “o equilíbrio pessoal e emocional”... Podemos querer muitas coisas, mas a realização delas pode vir muitas vezes acompanhada de sofrimento, decepção ou até uma doença.   

Indo na contramão de abordagens intelectuais da ciência psicológica e psicoterapêutica, a escritora e psicoterapeuta portuguesa Isabel Abecassis Empis se vale dos seus 35 anos de experiência clínica para mostrar no livro O poder do querer - Como transformar sua vida naquilo que você quer -, da editora Academia do Livro, que o caminho para “querer” e “viver” em plenitude é algo que requer empenho e desafio pessoal.

Com prefácio do médico psiquiatra, psicoterapeuta e escritor Flávio Gikovate, O poder do querer é um livro que reúne travessias de vida retratadas em 18 histórias de pacientes. Sempre usadas com o conhecimento e a anuência deles, todos os dados foram suficientemente alterados, e os textos, na sua maioria e sempre que possível, submetidos à leitura de cada um, de modo a respeitar ao máximo a privacidade. 

“Um livro humano, delicado e deliciosamente bem escrito. Um texto que mostra, pela sua simplicidade e clareza, a profundidade do conhecimento – tanto teórico como prático – de sua autora”, afirma Gikovate. 

Os oito primeiros capítulos dizem respeito a pessoas cujo caso Isabel designou por “evoluções mais curtas” em relação ao tempo de duração do seu percurso psicoterapêutico, em comparação com os outros dez casos da segunda parte, designados de “evoluções mais longas”. 

Assim, o leitor penetrará na relação entre os dois lados com toda a intimidade, os desdobramentos e os caminhos, as técnicas terapêuticas e clínicas abordadas pela autora, para propiciar uma transformação na alma de seus pacientes. Como no caso de Linda Maria, uma mulher que chorava muito e abdicara de sua carreira profissional em detrimento de levar uma vida em torno de uma passividade, como uma“dondoca” a cuidar dos filhos, e que a colocou num marasmo existencial da qual não conseguia se mover. 

A perda de um ente querido é revisto no caso de Susana, aprisionada num luto patológico com a mortedos dois filhos ainda bebês. Com dificuldade de aceitar o ocorrido, a autora trabalha num processo psicoterapêutico para fazê-la percorrer o processo do luto saudável, com um reinvestimento em laços positivos com a vida. Um caso similar ao de Miguel, um rapaz de ar desolado e pessimista que não conseguia se libertar das lembranças da morte do pai num desastre, aos sete anos, criando nele uma insegurança enorme, que o prejudicava principalmente no campo profissional.

Um outro caso estudado no livro é o de Eduarda. Vítima de pedofilia que, aos seus quarenta e tantos anos, mais parecia ter noventa e cinco, tal era o desespero. O marido, empresário de sucesso, tinha encontrado uma amante e culpava-a por isso, dizendo que ela não dava gritos e saltos na cama como a outra. 

Já Paulo andava boicotando a sua vida, sabotando a sua saúde. Parecia a saída que tinha encontrado para poder ser artista, numa família que ele sentia ter parâmetros que não aceitavam as suas escolhas. E Vasco ainda carregava consigo as reminiscências de uma infância em que era um menino gorducho, alvo por excelência de bullying. 

“Como sugiro no título deste livro, é possível olhar para uma mesma realidade de inúmeras maneiras. Nem todo mundo teria visto o poder do querer! Nem todas as abordagens psicoterapêuticas são idênticas, mas o objetivo deve ser sempre o mesmo: servir de caminho para a recuperação da saúde daqueles que nos procuram pedindo ajuda”, conclui Isabel Abecassis Empis.

 Ficha Técnica:

Livro: O poder do querer - Como transformar sua vida naquilo que você quer

Autora: Isabel Abecassis Empis

Prefácio: Flávio Gikovate

Editora: Academia do Livro

Nº de páginas: 248

Preço: R$ 29,90

Comentários
Assista ao vídeo