Cultura - Educação

Rituais de despedida marcam nova fase na vida do aluno

4 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mudança de séries marca o início de uma nova etapa escolar para o aluno, simbolizando a transição para novos desafios. Para celebrar o início das novas fases do estudante, alguns colégios em São Paulo têm eventos marcantes para determinar certos pontos do tempo, com atos especiais para encerrar ciclos. Outros, porém, determinam que essa transição deve ser leve, com o objetivo de não deixar traumas no aluno iniciante.

Na Escola Internacional de Alphaville, localizada em Barueri, na Grande São Paulo, acontece no final do ano (06 de dezembro) oAcampadentro com os alunos do Junior 5 (5º ano do Ensino Fundamental), uma espécie de acampamento dentro da escola. “O rito de passagem indoor mostra que o ciclo foi encerrado, que eles venceram uma etapa e que estão entrando em outro momento, em uma fase de amadurecimento”, diz Fabiana Litrenta, coordenadora do Junior 5 da Escola Internacional de Alphaville. Neste ano, os estudantes farão atividades de RPG com os professores do Juniors e a coordenação do Teens (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental), vai gravar um vídeo com mensagens de boas-vindas para seu futuros alunos.

A partir das 16h da sexta-feira até às 8h30 do sábado, as crianças armam barracas de camping nas dependências da escola e fazem gincanas, sessão cinema, jantar temático, luau, “balada”, para depois, ver o sol nascer. “Eles não dormem. Fazem sugestões das músicas que querem dançar, dos filmes que querem assistir e decidem que roupas que vão usar. Esperam por esse momento que é somente deles”, diz a coordenadora. Ela ainda destaca que uma equipe de monitores realiza todas as atividades com os alunos, professores acompanham e que há total adesão dos pais.

Comentários
Assista ao vídeo