Cultura - Música

Planet Hemp faz retorno de peso ao assinar com a Som Livre para lançamento de novo álbum

28 de Julho de 2022

Banda libera single em breve abrindo caminho para um disco de inéditas com diversas participações especiais

Formigão, BNegão, Marcelo Soares (Presidente da Som Livre), Marcelo D2 e Pedro Garcia assinam contrato na sede da gravadora
Crédito André Rola

“Pronto, tá assinado”! É assim que Marcelo D2, BNegão, Formigão e Pedro Garcia confirmam a assinatura do Planet Hemp com a Som Livre ao lado de Marcelo Soares, presidente da gravadora, em vídeo gravado especialmente para celebrar o acordo e publicado no perfil do Instagram do grupo - assista aqui. Após 22 anos de hiato, uma das maiores bandas do Brasil “está de volta na praça”. O retorno em grande estilo vem através de um álbum somente com músicas inéditas, novos arranjos e com a presença de grandes nomes da cena, como Criolo e Black Alien.

O Planet Hemp é uma banda underground que habita o mainstream e até hoje se mantém como referência para antigas e novas gerações. Marcelo D2 fala sobre a volta do grupo à cena e celebra o engajamento do público jovem: “O Planet é um movimento, somos mais do que só uma banda e nosso coletivo está de volta! Estamos vivendo um momento importante no nosso país e temos muito o que falar. É muito satisfatório ver a molecada de hoje em dia curtindo o Planet, afinal nosso último álbum tem mais de 20 anos. Estão todos convidados a escrever mais um capítulo do Planet com a gente”. BNegão complementa em nome da banda: “Vamos continuar construindo nossa história e queremos que o público faça parte disso. A proposta? REPENSE, REFLITA, RECUSE, RESISTA”.

“Distopia” é o primeiro single do projeto, com previsão de lançamento em breve, abrindo caminho para o disco que chega neste ano ainda. A faixa traz um feat com Criolo e já foi apresentada quando o grupo subiu ao palco do Lollapalooza neste ano e em dezembro do ano passado, quando lotaram a Fundição Progresso, no Rio de Janeiro. Segundo os integrantes, as inéditas foram inspiradas pela grave crise social e política que o Brasil vem vivendo nos últimos anos. Black Alien, rapper que fez parte da formação original do grupo em 1993, é também presença ilustre em faixas do álbum.

Marcelo Soares, Presidente da Som Livre, celebra a chegada da banda à gravadora: “A volta do Planet nesse momento é absolutamente necessária para o Brasil. São artistas inovadores e contestadores com um discurso que hoje soa tão atual quanto no começo da sua carreira. O Planet Hemp escolheu a Som Livre para essa volta e isso nos enche de orgulho”.

Com 28 anos de existência misturando rock, rap e vertentes do reggae, atualmente o Planet Hemp é formado por Marcelo D2, BNegão, Formigão e Pedro Garcia. Skunk, Bacalhau, Black Alien, Apollo 9, Negalê, Daniel Ganjaman, Jackson, Seu Jorge, Zé Gonzales e Speed são alguns grandes nomes que deixaram sua marca na história da banda. Fundada em 1993 por Marcelo D2 e Skunk, o Planet Hemp coleciona três álbuns de estúdio: “Usuário” (1995), “Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Pára” (1997) e “A Invasão do Sagaz Homem Fumaça” (2000), além da gravação do DVD “MTV ao Vivo: Planet Hemp” (2001). Entre os grandes sucessos do grupo estão faixas como: ‘Mantenha o Respeito’, ‘Usuário’, ‘Legalize Já’, ‘Queimando Tudo’, ‘Dig Dig Dig (Hempa)’ e 'Ex-quadrilha da Fumaça’.

Comentários
Assista ao vídeo