Cultura - Viagem

Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura fomenta o setor com qualidade

28 de Junho de 2023

A organização é pioneira do setor no Brasil e reconhecida como autoridade no segmento de ecoturismo e turismo de aventura 

Desde o ano de 2004, o Ecoturismo brasileiro conta com uma organização que aposta na riqueza natural do país para o turismo. A ABETA -  Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura é uma organização sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais  associados e que estão comprometidos com a prática sustentável de atividades ao ar livre. Atualmente, são mais de 140 empresas com sedes em 22 estados e no Distrito Federal e que fortalecem o mercado de Turismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura. 

De acordo com o presidente da ABETA, Vinicius Viegas Banjo, a principal missão da associação é elevar os padrões de qualidade e segurança no setor de ecoturismo e promover ações que conservem os recursos naturais brasileiros e culturais das áreas onde essas atividades são desenvolvidas. “Desempenhamos um papel ativo na criação de normas e diretrizes, certificação de empresas, capacitação de profissionais e disseminação de boas práticas para garantir experiências autênticas e seguras aos turistas. É um segmento que é a cara do Brasil e que tem um potencial latente”, diz. 

Os Associados ABETA estão presentes em diferentes regiões do Brasil e atuam com atividades como arvorismo, escalada, mergulho, balonismo, canoagem e muito mais. A diversidade esta que reflete a riqueza e variedade do patrimônio natural e cultural brasileiro, oferecendo aos associados a oportunidade de explorar paisagens incríveis, se conectar com a natureza e vivenciar culturas locais.

Dentro do seu escopo de atuação, a  ABETA  possui um calendário de eventos e projetos de capacitação, tornando-se referência nacional em capacitação, qualificação e treinamento em Turismo, Ecoturismo e Turismo de Aventura. Dentre os destaques quando o assunto são eventos voltados aos profissionais do setor,  estão o Abeta Conecta e o Abeta Summit.

Comentários
Assista ao vídeo