Cultura - Viagem

Férias de julho: Argentina é o destino ideal para quem viaja de motorhome

16 de Julho de 2023

Veja quais são os modelos mais procurados

O modelo Rigel é um dos sucessos da empresa

Com a chegada do recesso escolar, muitas famílias querem viajar com seus filhos para novos destinos. Neste ano, uma das viagens mais atraentes para os adeptos de motorhomes é para a Argentina. Além da gastronomia atraente e passeios culturais, o país tem despertado o interesse de turistas em busca de experiências autênticas e mais acessíveis. Soma-se a isso a desvalorização do peso argentino em relação ao real – em média, um real pode ser trocado por 53 pesos argentinos.

A procura pelo país também leva em conta o preço do diesel, já que é o combustível mais comum entre os motorhomes. Para se ter uma ideia, um litro de diesel (do tipo Nafta Super) custa cerca de 260* pesos argentinos, valor equivale a R$ 4,83.

"A taxa de câmbio favorável e as boas estradas para o sul do país também têm impulsionado o maior interesse dos brasileiros se aventurar de motorhome pela Argentina", afirma Rafael Lemos, diretor comercial da Estrella Mobil, fabricante de motorhomes personalizados, localizada em Santa Branca, no interior de São Paulo.

Outro atrativo para os viajantes é o preço dos vinhos argentinos. Os amantes da bebida podem pagar até R$ 20 por uma garrafa que custaria muito mais no Brasil. A bebida em questão, bem como outros itens, atrai os turistas pelo preço e pela qualidade do produto.

Paisagens de tirar o fôlego

A Argentina é um país repleto de destinos imperdíveis para os aventureiros de motorhome. A região da Patagônia, com suas montanhas cobertas de neve, lagos cristalinos e vastas áreas naturais preservadas, encanta os amantes da natureza.

Uma das cidades mais visitadas desta região é San Carlos de Bariloche (comumente chamada de Bariloche). Limitada pelo lago glacial Nahuel Huapi, junto à Cordilheira dos Andes, é o lugar é ideal para quem busca aventuras.

O clima invernal, com temperaturas máximas que costumam chegar a 5 °C, é propício para atividades como esqui e snowboard. Já a neve na Patagônia argentina, começa em maio e vai gradualmente aumentando ao longo dos meses de inverno, que ocorre na mesma época que no Brasil, de junho a setembro.

Perito Moreno Glacier, Argentina

Conhecendo o “fim do mundo”

Já Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, é um destino imperdível para os viajantes que estão explorando a Argentina de motorhome. Localizada na região da Terra do Fogo, combina montanhas majestosas, glaciares imponentes e o mar azul cristalino do Canal de Beagle.

Conhecida como “Fim do Mundo”, Ushuaia cativa os visitantes com sua atmosfera única e aventuras emocionantes. Em julho, há neve na cidade e as temperaturas são bem geladas, em torno de 0 °C.

Os amantes da natureza ainda podem explorar o Parque Nacional da Terra do Fogo (Parque Nacional Tierra del Fuego), onde trilhas deslumbrantes levam a lagos serenos, bosques exuberantes e cenários incríveis. Ainda, o Canal de Beagle oferece a oportunidade de avistar pinguins, leões-marinhos e até mesmo baleias durante um passeio de barco.

Dicas para quem viaja de motorhome pelo país

De acordo com Lemos, para embarcar em uma viagem de motorhome pela Argentina, é importante considerar algumas dicas para garantir uma experiência segura e agradável.

⦁ Planeje seu itinerário
Faça uma pesquisa detalhada sobre os destinos que deseja visitar e crie um roteiro que leve em conta as distâncias, a disponibilidade de campings e as atrações ao longo do caminho.

⦁ Documentação e segurança do motorhome
Certifique-se de ter todos os documentos necessários, incluindo carteira de identidade (RG) ou passaporte, carteira de habilitação (CNH) e os documentos do veículo. Verifique também a segurança e a manutenção do motorhome antes de iniciar sua viagem.

⦁ Campings e parques devidamente equipados
Ao escolher um local para estacionar o motorhome, dê preferência a campings e parques que ofereçam estrutura adequada, como chuveiros, banheiros, pontos de energia e segurança.

⦁ Condições das estradas
Fique atento às condições das estradas, especialmente em regiões montanhosas ou áreas remotas. Esteja preparado para dirigir em diferentes condições climáticas e sempre respeite os limites de velocidade.

Modelos favoritos dos viajantes

Para este tipo de viagem, os modelos de motorhome Rigel e Asterix da Estrella Mobil são os veículos “queridinhos” dos viajantes. Conforme Lemos, são os modelos ideais para essa rota. “Esses veículos são equipados com comodidades modernas para garantir uma viagem agradável e confortável para toda a família, proporcionando conforto e praticidade durante toda a jornada”.

Montado em uma Mercedes Sprinter, o modelo Rigel da marca é para toda família. Com capacidade para quatro pessoas, ele conta com cinco opções de layout, espaço amplo, camas grandes e o maior banheiro da categoria. Também possui recursos como sistema de aquecimento, ar-condicionado e painéis solares, garantindo o máximo de conforto durante toda a viagem.

Com sua estrutura robusta e segura, o veículo proporciona uma experiência de viagem incrível, permitindo que os viajantes desfrutem da liberdade de explorar os diversos destinos argentinos com tranquilidade.

Já o modelo Asterix da empresa é uma opção versátil e compacta para os aventureiros. Ele é fabricado em um Renault Master com capacidade para transportar quatro pessoas.

Fácil de dirigir e estacionar, tornou-se uma escolha ideal para quem busca praticidade e mobilidade. Apesar de seu tamanho compacto, oferece muito conforto. Seu interior inteligente tem espaços bem distribuídos, com uma cozinha funcional, banheiro completo e áreas de descanso confortáveis.

Equipado com recursos modernos, como sistema de iluminação LED e sistema de energia autossuficiente, o Asterix é perfeito para viagens curtas e para famílias que desejam explorar a Argentina de forma ágil e econômica.

Para mais informações sobre os modelos mencionados, visite o site: https://www.estrella-mobil.com.br/.

*Valores de câmbio pesquisados em 10 de julho.

Comentários
Assista ao vídeo