Cultura - Viagem

Explorando Bonito (MS) de bike em um roteiro de cicloturismo

29 de Julho de 2023

Bonito, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, é um verdadeiro paraíso para os amantes de ecoturismo e aventura. Além de suas belezas naturais exuberantes, a região também oferece diversas opções de roteiros de bike que permitem aos ciclistas explorarem a natureza de maneira única.

A Acqua Studio de Viagens, que atua há oito anos como o único studio de viagens da região, reúne a seguir cinco roteiros para os aventureiros fãs de cicloturismo em Bonito. Confira:

Rota Aventura São Mateus

A Rota Aventura São Mateus oferece aos visitantes uma jornada de 9 km até a impressionante Gruta Catedral, localizada em Bonito. O passeio tem início no receptivo da Rota Aventura, no centro da cidade, de onde os visitantes partem em direção à caverna.

O trajeto inclui 6 km de asfalto e 3 km em estrada de terra, seguindo a Rodovia do Turismo, também conhecida como rota para o Balneário do Sol.

Ao longo de aproximadamente 3 horas de duração, os aventureiros têm a oportunidade de explorar a caverna de bicicleta e apreciar a deslumbrante variedade de estalactites, estalagmites, corais, cortinas e colunas de rocha calcária que tornam a Gruta Catedral famosa.

Rota Aventura Boiadeira

A Rota Aventura Boiadeira é uma trilha de bike de 9 km dentro da área urbana de Bonito, com um percurso que remonta ao passado histórico da região. O nome "Boiadeira" foi escolhido devido à localização da trilha, que segue a estrada utilizada pelas comitivas do Mato Grosso do Sul, onde peões conduziam o gado para o Pantanal no passado.

O percurso inclui 4 km em estrada de terra e 5 km em asfalto, apresentando um trajeto predominantemente plano, com poucos obstáculos naturais como pedras, raízes e buracos. A duração do passeio é aproximadamente de 2 horas, o que o torna acessível para principiantes ou pessoas com menor preparo físico.

Rota Aventura Formoso

A Rota Aventura Formoso é um passeio bastante procurado em Bonito. Com 18 km de extensão, oferece paisagens incríveis e um refrescante mergulho no Rio Formoso. A dica especial é agendar o passeio à tarde para apreciar o pôr do sol do alto da cidade.

O trajeto de 4 horas apresenta subidas e descidas, percorrendo estradas de terra e proporcionando vistas deslumbrantes da natureza. No atrativo, os visitantes encontram quatro decks no Rio Formoso e podem conhecer o RARAS, que reabilita animais silvestres da região. É uma experiência imperdível para amantes da natureza e aventura.

Rota Aventura Sinhozinho

A Rota Aventura Sinhozinho é um roteiro de bike de 22 km que parte de Bonito em direção à capela do Sinhozinho, onde lendas, tradições e fé se entrelaçam. Esse é o percurso turístico fixo mais longo de bicicleta na região, exigindo um pouco mais de preparo físico em comparação aos outros passeios.

A lenda conta que o Sinhozinho foi um frei que, nos anos 30, percorreu a região pregando ensinamentos religiosos. Apesar de pequeno e mudo, dizem que ele abençoava, curava e se comunicava sem voz.

Durante o trajeto, os ciclistas desfrutam de paisagens deslumbrantes e têm duas paradas marcantes: uma na "Capela do Sinhozinho" e outra em um ponto do Rio Mimoso, onde os visitantes podem recarregar as energias em um banho refrescante.

Rota Aventura Cabanas

A Rota Aventura Cabanas também é uma experiência que destaca o contato direto com a natureza e as deslumbrantes paisagens da região de Bonito. O passeio combina aventura, pedal de bike e a oportunidade de se refrescar nos decks do Rio Formosinho.

O aventureiro pode escolher ainda entre duas atividades, o boia cross e o arvorismo, que acontecem após um percurso de 7 km pela ciclovia que liga Bonito ao Cabanas Aventura, durando cerca de 50 minutos.

A combinação de adrenalina, belezas naturais e a chance de observar a fauna e flora local tornam a Rota Aventura Cabanas uma escolha perfeita para quem deseja aproveitar o melhor que Bonito tem a oferecer em uma experiência emocionante.

Ou seja, cada roteiro oferece uma experiência diferente, mas igualmente cativante em trilhas históricas, ao lado de rios cristalinos ou pernoitando em cabanas típicas.

Um passeio de bike em Bonito é uma excelente maneira de conectar-se com a natureza, conhecer a cultura local e criar memórias inesquecíveis em um dos lugares mais encantadores do Brasil.

Mais informações: acquaviagens.com.br  

Comentários
Assista ao vídeo