Viver - Saúde

Testfy apresenta soluções e testes para o cuidado com a saúde a partir da genética

27 de Novembro de 2023

Segundo CEO da companhia, a Medicina Genética tornou-se uma verdadeira aliada da saúde, visto que o DNA é o livro da vida de cada pessoa

Foto: Freepik

A Testfy, intermediadora de soluções de alta complexidade na saúde, trouxe, no mês de novembro, a iniciativa de colocar o DNA como protagonista no cuidado com a saúde.  O objetivo é conectar cada vez mais médicos e profissionais com a alta complexidade e trazer a praticidade da inovação para seus pacientes. Dessa vez, a marca reforça os combos, chamados de DUOs, em que em uma só coleta, é possível ter o resultado para duas análises complementares.

Uma das vantagens da maior parte do amplo portfólio de testes que a empresa oferece é a coleta facilitada, que o próprio paciente pode fazer em sua casa ou na clínica. A coleta de material genético se dá por um cotonete, conhecido também como swab – que deve ser passado na parte interna das bochechas e na boca. Ou seja, é uma prática indolor, não invasiva, simples e prática. Em seguida, esse material é enviado para o laboratório realizar a análise.

Os destaques vão para os DUOs dos testes Nutrigenético + Genético Esportivo, Nutrigenético + Genético Dermatológico e Nutrigenético + Genético Ginecológico. O primeiro da lista será destaque no estande da testfy no Brasil Trading Fitness Fair (BTFF), feira voltada à performance esportiva e nutrição, que acontece de 23 a 26 de novembro.  Presente no final de semana, dias 25 e 26, a expectativa é garantir que a ciência preditiva faça parte da realidade das pessoas.

Segundo o CEO da testfy, Gustavo Janaudis, o principal benefício de trazer a genética como protagonista é a chance de garantir o autocuidado e o autoconhecimento de maneira mais completa e precisa. “O propósito do evento é promover a conscientização sobre a importância da saúde integrada, incentivando hábitos saudáveis e impulsionando o crescimento do setor com inovação, tecnologia e informações qualificadas. Por isso, levaremos os  DUOs pensando em nutrição, performance esportiva, cuidados com a pele e saúde íntima”, destaca.

No caso do Teste Nutrigenético, são levantados aspectos referentes à peso, risco de diabetes e de hipertensão e metabolismo por meio da análise de 107 genes e 169 variantes. Já no Genético Esportivo, questões como aptidão para esportes de força ou resistência, hábitos e ciclo circadiano, riscos para lesões musculares e metabolismo são levadas em consideração para a otimização dos treinos e performance física.

Já o teste Ginecológico diz respeito ao mapeamento de informações sobre endometriose e a Síndrome do Ovário Policístico (SOP). Por fim, ainda há a análise dermatológica, que busca na genética informações sobre predisposição à calvície, dermatites, psoríase, vitiligo e envelhecimento.

A genética tornou-se uma verdadeira aliada da saúde, visto que o DNA é o livro da vida de cada pessoa. Cada gene nos torna únicos e conta um pouco da nossa história. A medicina aprendeu a ler essas informações com precisão, entendendo cada capítulo para oferecer insumos e caminhos que permitem agir hoje, pensando no futuro”, conclui Gustavo Janaudis, cofundador e CEO da Testfy.

Comentários
Assista ao vídeo