Viver - Saúde

Evolução da rinoplastia x aumento de complicações das rinomodelações

30 de Novembro de 2023

A rinoplastia evoluiu muito nas últimas décadas e seus resultados ficaram cada vez melhores. Mas outros profissionais (não médicos) caminham na contramão e alguns resultados têm sido desastrosos

Dr. Leandro Ventura é cirurgião plástico especialista em rinoplastia, ex-aluno da Escola Ivo Pitanguy, e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery, membro da American Society of Plastic Surgeons, e membro da Aliança Internacional Bliss Plastic Surgery.

Na medida em que a rinoplastia foi evoluindo e as técnicas ganhando maior grau de previsibilidade de resultado, estabilidade e segurança, seus resultados foram ficando cada vez melhores. Então, antigamente, muita gente tinha medo de operar, porque via resultados horrorosos circulando (tipo Michael Jackson) mas, de repente, começaram a surgir muitos bons resultados de nariz. As técnicas foram ficando melhores e com isso os resultados também. Então o que reparamos é que nos últimos anos aumentou o volume de procura por esse tipo de cirurgia, de uma forma natural, por conta da evolução da cirurgia.

E aí, o que acontece? “Surfando essa onda” do aumento da procura pela rinoplastia, surgem os aproveitadores, que não são cirurgiões plásticos, não são otorrinos, muitas vezes nem médicos são. Tem dentistas, biomédicos, esteticistas, até farmacêuticos... as histórias que eu ouço no meu consultório são as mais esdrúxulas. Eles propõem um procedimento de nariz porque viram que tem muita gente procurando isso e tentam se inserir no mercado com o objetivo única e exclusivamente financeiro.

Só que justamente o que fez a procura por tal tipo de cirurgia aumentar, que foi o desenvolvimento, a evolução das técnicas de rinoplastia, os profissionais não médicos estão fazendo o oposto. O que eles oferecem hoje para os pacientes são procedimentos que os médicos já deixaram de fazer há 40, 50 anos atrás justamente pelos resultados pobres e altas taxas de complicações. Tais técnicas consistiam em tentar passar uns fios com o nariz fechado, tentar raspar o nariz ou quebrar os ossos de uma forma completamente sem controle, por exemplo.

Os resultados imediatos podem parecer “ok” nas redes sociais, mas depois vêm as sequelas. Distorções, colapso de válvulas nasais, pinçamentos, assimetrias e muitas vezes infecção, porque tudo isso é feito no consultório, sem o menor cuidado de assepsia, num ambiente que não é estéril, e por aí vai. Já tive caso de infecção crônica que só melhorou mesmo quando a gente abriu o nariz, tirou todos os fios que estavam ali e refez ele todo.

Eles começaram preenchendo o nariz com ácido hialurônico, que não é um procedimento isento de riscos, mas dos males o menor, porque vai sendo absorvido com o tempo. Mas se o profissional injetar o ácido hialurônico dentro de um vaso ou colocar no plano errado, complicações podem ocorrer. Injeções feitas no início do nariz (radix) são especialmente perigosas. Ali passam alguns vasos que fazem conexão com os vasos oftalmológicos, há casos relatados de cegueira após preenchimentos mal feitos. Outras vezes a cateterização desses vasos do nariz podem causar necroses grandes. Mas o pior é o metacril (PMMA, polimetilmetacrilato), que é um preenchedor definitivo. Ele destrói um monte de estruturas, fica às vezes infiltrado até a base da espinha nasal, pré-maxila, deforma a anatomia toda. Enfim, o nariz fica destruído!

Tem narizes que eu pego de procedimentos assim que são piores do que narizes que já fizeram várias rinoplastias. Porque quando foi feito com um cirurgião plástico que sabe operar, tem boa técnica, mas que infelizmente o resultado não ficou como a paciente queria, geralmente eu sei o que eu vou encontrar. Eu sei os enxertos que tem ali, o profissional geralmente fez alguma técnica que a gente conhece. Agora esses destruídos por rinomodelação são piores do que rinoplastia secundária.

Em toda cirurgia busco aliar estética e função respiratória. Claro que tem muito paciente que a principal queixa é estética, mas a despeito disso, a gente não pode comprometer a função pra deixar o nariz bonito. E tem pacientes que chegam tão desesperados, falando, “doutor, eu só quero respirar, pode fazer qualquer coisa”, mas a gente sabe que não dá pra fazer qualquer coisa, senão também vai virar um problema. Então tem que ter um meio termo ali pra conseguirmos dar um bom resultado funcional e estético.

Agora, esses profissionais estão dificultando a nossa vida. Chegam uns casos que temos dificuldade de corrigir. Os pacientes têm que se conscientizar e parar de cair nessa cilada, quase sempre movidos por questões financeiras.

Eu entendo que muita gente quer mexer em alguma região do corpo e aí acha caro porque tem hospital, tem a parte médica, tem anestesista... Infelizmente existem custos e é o tipo de cirurgia que a pessoa precisa entender que tem que se programar. Se não der pra fazer com um profissional específico porque está caro, procure algo que caiba no seu orçamento, mas só mexa no nariz com um médico cirurgião plástico ou otorrinolaringologista. Afinal de contas, o que está em jogo é a sua saúde.

 

Serviço:

Dr. Leandro Ventura - Cirurgia Plástica

Barra Prime Offices - Av. Afonso Arinos de Melo Franco, 222 - bloco 01/sala 312 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, CEP.: 22.631-455

WhatsApp: (21)99622-1315 / Telefone: (21)3298-1315

E-mail: contato@leandroventura.com

Instagram: @dr.leandro.ventura

Comentários
Assista ao vídeo