Viver - Saúde

Crescimento dos casos de Catarata no Brasil: um desafio crescente para a saúde pública

6 de Fevereiro de 2024

Iniciativa do IDOMED apresenta solução educacional para profissionais da Oftalmologia que precisam se especializar na área

Por conta do aumento dos indicadores sobre a incidência de catarata no território nacional, o Instituto de Educação Médica (IDOMED) apresenta um inovador programa de Fellowship focado em Catarata. Disponível em locais estratégicos por todo o Brasil, o programa visa atender à demanda nacional por especialistas em cirurgia de catarata, com uma formação diferenciada – expertise em Óptica Cirúrgica Avançada em parceria com o Grupo MY/Learning. Os profissionais interessados podem se inscrever pelo site https://bit.ly/FellowshipCatarata e obter mais informações sobre o processo de candidatura. As inscrições ocorrerão até o dia 20 de fevereiro. 

Pesquisas divulgadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), em 2022, mostram que a catarata afeta 25% dos brasileiros acima dos 50 anos, apontando para a ampla necessidade de profissionais especializados no tratamento desta condição. Alarmantemente, a doença não se restringe a esse grupo etário, podendo afetar também os mais jovens. 

A nível mundial, a situação é igualmente grave. Conforme os dados de 2019 do mais atual relatório global sobre saúde da visão da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 65,2 milhões de pessoas são afetadas pela catarata globalmente. Este relatório coloca a catarata como uma das principais causas de cegueira, superando outras doenças como glaucoma e retinopatia diabética. Com pelo menos 2,2 bilhões de indivíduos ao redor do mundo enfrentando algum tipo de problema de visão, sendo que ao menos 1 bilhão poderia ter evitado ou ainda não tratou suas condições oculares, a catarata emerge como uma das prioridades em saúde ocular. 

A OMS alerta que os números reais podem ser ainda maiores devido à falta de dados atualizados, sinalizando uma demanda ainda mais elevada por especialização no campo. A catarata, caracterizada pelo embaçamento visual, é uma condição comum que requer atenção especializada para prevenção e tratamento eficaz. 

Programa Fellowship em Catarata 

Com duração de 12 meses e totalizando 1.621 horas de imersão completa, o programa de Fellowship em Catarata do IDOMED é desenhado para oferecer uma abordagem compreensiva que abrange desde os fundamentos teóricos até a prática avançada em cirurgia de catarata. Sob a coordenação do Dr. Milton Yogi e em parceria com o Grupo de Estudos MY/Learning, o programa promete elevar o padrão de tratamento oftalmológico no Brasil. 

Para o CEO do IDOMED, Silvio Pessanha Neto, o programa representa um avanço importante no combate à doença que atinge muitos brasileiros. " O programa de Fellowship em Catarata do IDOMED é uma resposta direta a esta demanda crescente, oferecendo uma formação especializada que combina teoria avançada e prática cirúrgica inovadora. Nosso objetivo é capacitar uma nova geração de oftalmologistas com as habilidades e o conhecimento necessários para liderar o caminho em tratamentos eficazes, garantindo que pacientes em todo o país tenham acesso ao cuidado ocular de qualidade que merecem", concluiu o CEO. 

Comentários
Assista ao vídeo