Viver - Saúde

Seconci-SP: mamografia deve ser realizada a partir dos 40 anos de idade

7 de Fevereiro de 2024

Rastreamento começa aos 35 se houver familiar de primeiro grau que teve ou tem câncer de mama

A mamografia, exame de imagem, é fundamental para a detecção de câncer de mama, o mais frequentemente diagnosticado no mundo e a principal causa da morte de mulheres.

O alerta é da dra. Carolina Furtado Macruz, ginecologista e obstetra do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião do Dia Nacional da Mamografia (5 de fevereiro).

Segundo a médica, o Seconci-SP segue a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia, pela qual a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade, “pois 15% a 20% dos casos de câncer de mama aparecem entre os 40 e 49 anos de idade”.

De acordo com a ginecologista, se a mulher tiver um familiar de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha que tem ou teve câncer de mama, deve iniciar o rastreamento a partir dos 35 anos de idade ou 10 anos antes da idade do diagnóstico da familiar afetada.

“O acompanhamento anual também precisa ser realizado por mulheres com nódulos mamários, histórico pessoal da doença e familiares de primeiro grau que tenham passado por cirurgia mamária devido ao câncer”.

Importância do autoexame

A dra. Carolina explica que a doença é caracterizada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Entre suas causas, figuram fatores genéticos, obesidade, tabagismo, sedentarismo e alcoolismo.

“As mulheres devem realizar periodicamente o autoexame, para observar se há caroços no seio, nodulações nas axilas, espessamento mamário, vermelhidão (hiperemia), pele como se fosse casca de laranja, mamilo voltado para dentro do seio (mamilo invertido) ou saída de secreções mamárias. Diante de qualquer um desses sinais ou sintomas, elas precisam procurar imediatamente a ginecologista”.

Alimentação equilibrada, hábitos saudáveis, atividade física, deixar de fumar e agendamento anual com a médica para avaliação mamária e ginecológica são fundamentais para a prevenção da doença, reforça a dra. Carolina.

O Seconci-SP dispõe de mamografia digital, que possibilita melhor visualização de nódulos e microcalcificações. Dispõe ainda de ultrassom e mastologistas. “Cuide de sua saúde e não deixe de agendar consulta com a ginecologista e realizar as mamografias”.

Comentários
Assista ao vídeo