Viver - Saúde

"A Importância da Geriatria na população que envelhece"

8 de Fevereiro de 2024
Dra Alexandra Mendes Barreto Arantes, especialista em geriatra e Medicina Paliativa | Foto: Acervo Pessoal

Em uma entrevista exclusiva, conhecemos um pouco mais sobre a trajetória e a atuação da médica especialista em geriatra e Medicina Paliativa , Alexandra Mendes Barreto Arantes, que, natural de Barra do Garças, MT, dedica sua carreira ao cuidado das pessoas idosas. Com mais de uma década de experiência, Alexandra compartilha sua visão sobre a importância dos cuidados paliativos em geriatria no Brasil.

Alexandra é graduada em Medicina, com especialização em Geriatria e atuação destacada em Medicina Paliativa. Seu percurso acadêmico e profissional a levou a perceber a necessidade de um cuidado mais especializado para a população idosa, inspirando-a a se aprimorar na área.

A médica compartilha que sua escolha pela Geriatria surgiu no início da carreira, quando trabalhava em um posto de saúde com predominância de idosos. Percebendo a lacuna em seus conhecimentos, decidiu dedicar-se à Geriatria para proporcionar um cuidado mais completo e especializado.

A médica revela que enfrentou momentos de fadiga de compaixão, questionando sua capacidade de cuidar das pessoas. No entanto, superou esses desafios investindo em aprendizado constante, ciência, auto-cuidado e estabelecendo seus limites.

Definindo-se como pragmática, observadora e persistente, Alexandra menciona sua inspiração em mulheres que desafiaram sua época, como Cicely Saunders e Anelise Carvalho, sua mentora em diversos momentos em Brasília. 

A médica influencia a vida de outras pessoas por meio de sua atuação, destacando-se pela coerência entre suas palavras e ações, resiliência e desejo constante de gerar mudanças nos cuidados oferecidos a idosos e pacientes com doenças graves.

Dra Alexandra Mendes Barreto Arantes, especialista em geriatra e Medicina Paliativa | Foto: Acervo Pessoal

A entrevista com Alexandra Mendes Barreto Arantes destaca a centralidade do cuidado dedicado às pessoas idosas, evidenciando a relevância crítica dos cuidados paliativos na área da Geriatria no Brasil. A médica geriatra e paliativista enfatiza a necessidade de atenção especializada e compassiva para enfrentar os desafios específicos associados ao envelhecimento da população brasileira. A discussão aborda questões como a integração dos cuidados paliativos na prática geriátrica, a importância da formação contínua e a busca por oferecer um cuidado mais humano e abrangente aos idosos, considerando não apenas os aspectos médicos, mas também emocionais, sociais e espirituais. 

O contexto brasileiro destaca-se como um cenário que demanda uma abordagem cada vez mais centrada no paciente, visando melhorar a qualidade de vida e proporcionar um envelhecimento digno e respeitoso.

Seus planos futuros incluem levar o cuidado centrado aos pacientes idosos a um patamar cada vez mais elevado, além de ampliar as discussões sobre Cuidados Paliativos e dignidade no fim da via 

Acompanhe o Trabalho de Alexandra Mendes Barreto Arantes no Instagram: @alexandra_geriatria

Comentários
Assista ao vídeo