Informes - GERAIS

Conheça os segredos do crescimento exponencial da principal empresa do setor automotivo do Brasil

10 de Abril de 2024

CEO Caio Cabrera revelou erros e acertos da jornada que levou a Car Place App ao posto de app automotivo mais baixado e mais influente na escolha dos compradores do país

Caio Cabrera da CEO Car Place | Foto: Divulgação

 O cenário econômico global está cada vez mais acelerado pela inovação tecnológica, e o Brasil se destaca com empresas que não apenas acompanham, mas também definem o ritmo dessa evolução. Nos últimos anos, além da óbvia evolução nas ferramentas que os consumidores usam para definir seus dias e do aprimoramento das plataformas de comunicação, também houve transformação na construção e operação das empresas.

Antes uma companhia demorava décadas para se estabelecer, tendo que estar fisicamente presente em qualquer local que quisesse atuar, hoje não é mais assim. Nessa linha, muitas empresas resolveram abraçar esse processo evolutivo e passaram a ser chamadas de negócios exponenciais, porque buscam crescer vertiginosamente, aumentando de tamanho em dois ou até três dígitos a cada ano.

Entre os nomes que ressoam com força no cenário empresarial descrito, Caio Cabrera ocupa uma posição de destaque. Cabrera, um empreendedor cuja visão transcendeu as barreiras tradicionais do empreendedorismo, quando esse formato de gestão inovadora ainda não era moda no Brasil, liderou seus negócios – o Instituto Imagine e a Car Place – a um crescimento exponencial, seguindo, nessa última, uma trajetória semelhante às de gigantes do mercado como Nubank, UBER, 99 e QuintoAndar.

Foto: Divulgação

A jornada de sucesso de Caio Cabrera no mundo dos negócios começou com o Instituto Imagine, uma empresa dedicada à otimização de processos de recrutamento para o setor público através da inteligência artificial. Ao identificar e implementar uma solução para a lentidão e ineficiência dos concursos públicos no Brasil, Cabrera não só revolucionou este segmento como também estabeleceu as bases para uma cultura de inovação que viria a caracterizar todos os seus empreendimentos. O Instituto Imagine foi o maior contratado para a atividade no Brasil nos anos de 2018 e 2019. Mas o crescimento exponencial de Cabrera no setor público foi limitado pela demanda do Governo brasileiro. Se não há demanda, não há venda. Por isso Cabrera decidiu buscar outro setor que precisava de inovação e em 2021 lançou a Car Place App.

A Car Place App, sob sua liderança, transformou o mercado de veículos usados no Brasil. Utilizando uma tecnologia revolucionária para criar uma plataforma que facilita a compra e venda de veículos, Cabrera introduziu um modelo de negócio que promove transparência, eficiência e confiança. O resultado? Um crescimento impressionante, com a Car Place influenciando diretamente ou indiretamente 80% das transações de veículos usados no país, o app criado em 2021 já é avaliado em R$ 60 milhões de reais, uma valorização média de R$ 20 milhões de reais por ano.

Caio Cabrera diz que o segredo por trás do sucesso extraordinário da Car Place App pode ser atribuído à sua adoção de estratégias de inovação e gestão exponencial.

Eu sempre quis inventar algo que mudasse a vida das pessoas. Como Alexander Graham Bell inventou o telefone e simplesmente revolucionou o mundo ou então o Thomas Edison que inventou a lâmpada e está na casa de todas as pessoas do mundo. Quando percebi que eu não precisava inventar algo físico, mas que esse anseio de mudar a vida de milhares de pessoas pudesse ser atendido através de um sistema que utilizasse tecnologia, foi a virada de chave que faltava para conseguir melhorar a vida de milhares de pessoas. E é isso que fizemos”.

Esse anseio por inovação aliado à estratégias de gestão, centradas na agilidade dos processos internos e na capacidade de escalar rapidamente, permitiram que suas empresas não apenas crescessem em ritmo acelerado, mas também se adaptassem e prosperassem em um ambiente de mercado em constante mudança.

A aplicação da inteligência artificial para agilizar o processo de seleção de candidatos a cargos públicos, ainda no ano de 2017, mostrou o quanto é importante estar à frente de seu tempo. Enquanto o assunto de inteligência artificial somente se popularizou em 2022, Caio Cabrera já a utilizava em seus negócios em 2017. Na Car Place App, essa inovação tecnológica também se fez presente e transformou radicalmente o mercado automotivo brasileiro, beneficiando tanto compradores quanto vendedores.

Mais uma vez antecipando o futuro, Cabrera planeja expandir suas inovações e afirma que já está desenvolvendo novas soluções que prometem revolucionar ainda mais o setor de mobilidade. Quando questionado sobre quais seriam tais inovações, afirmou que uma virtude de uma empresa em crescimento exponencial é manter em segredo os detalhes de seus próximos passos, até que a visão se concretize, mas afirma que sua visão para o futuro envolve não apenas o crescimento contínuo de suas empresas, mas também a contribuição para um ecossistema econômico mais dinâmico, inovador e sustentável, não só no Brasil mas também no resto do mundo.

O legado de Caio Cabrera, embora já impressionante, está longe de estar completo. Seu impacto no mercado brasileiro vai além dos números e do sucesso financeiro; ele representa uma mudança na mentalidade empresarial no país, mostrando que é possível alcançar um crescimento exponencial através da inovação, da eficiência e de uma gestão visionária. Cabrera não é apenas um modelo para futuros empreendedores, mas um protagonista na redefinição da gestão empresarial no século XXI.

Comentários
Assista ao vídeo