Cultura - Teatro

Apresentação especial A Lição

24 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das peças mais lidas e representadas de língua francesa, La Leçon (em português A Lição) de Eugène Ionesco fará 03 únicas apresentações no Teatro Aliança Francesa, nos dias 27, 28 e 29 de março, dentro da Festa Internacional da Francofonia 2014.

A peça, escrita em 1951, conta a história de um tímido professor e sua aluna, durante uma aula particular em que, impulsionado por vários impasses pedagógicos, o professor deixa aflorar sua verdadeira natureza egocêntrica e tirânica.  Segundo o autor, um “Drama cômico” no qual “o texto burlesco tem uma interpretação trágica”.

Aqui no Brasil o espetáculo foi traduzido, dirigido e interpretado por Luis de Lima em várias montagens entre 1957 e 1983, tendo sempre no papel da aluna Camila Amado, que por sua vez dirigiu uma versão em 2011.

Para a Festa Internacional da Francofonia a montagem tem direção Sérgio Salvia Coelho e no elenco os atores Brian Penido Ross, Talita Olivieri e Bia Bologna.

Em Paris, a encenação original é representada ininterruptamente desde 1957, no Théâtre de La Huchette. No dia 28 de março são completados 20 anos da morte do autor Eugène Ionesco.

FICHA TÉCNICA:

 

Autor:Eugène Ionesco.

Tradução e direção: Sérgio Salvia Coelho

Cenário e figurinos: O Grupo, sob orientação de Eduardo Tolentino de Araújo

Elenco: Brian Penido Ross, Talita Olivieri, Bia Bologna.

Produção: Sérgio Salvia Coelho Produções e Grupo Tapa

Fotos: Daniel Volpi

Assessoria de Imprensa Aliança Francesa: Fabio Camara

Realização: Aliança Francesa

 

SERVIÇO:

LOCAL:Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)

DATA:27, 28 e 29/03 (Quinta, Sexta e Sábado) às 20h

INGRESSOS:R$ 20,00

VENDAS PELA INTERNET: www.ingressorapido.com.br ou telefone: 4003-1212. Aceita todos os cartões de débito ou dinheiro

INFORMAÇÕES: 3017 5699r. 5602

DURAÇÃO:60minutos

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

EUGÈNE IONESCO:

Nascido em 26 de Novembro de 1909 na Romênia, de mãe francesa e pai romeno, Eugène Ionesco teve uma vida pessoal conturbada pelo divórcio litigioso dos pais e duas guerras mundiais. Após ter sido professor de francês em Bucareste, vai para a França fazer uma tese sobre o pecado e a morte na poesia moderna francesa e não volta mais. Junto com outros exilados brilhantes (Beckett, Pinter, Arrabal) cria uma dramaturgia que reflete o sentimento do pós-guerra de estranhamento com o cotidiano, que ficou conhecida como “Teatro do Absurdo”. Morre em Paris em 28 de março de 1994, com a obra consagrada mundialmente e após uma ativa militância pelos direitos humanos.

 

SÉRGIO SALVIA COELHO:

Diretor teatral formado pelo CAC/ECA/USP dirigiu recentemente Entre Quatro Paredes (Huis Clos) de Sartre no Teatro da Aliança Francesa. Dirigiu Gotas ao Dia, de Alessandro Toller e Tatiana Passarelli (Teatro Augusta, maio de 2009); Amor, Modo de Usar de Sérgio Salvia Coelho e Pagu Leal (Espaço dos Satyros, setembro de 2004); UmBigo, de Rubens Rewald (Centro Cultural São Paulo, agosto de 2003). Foi mentor do projeto Uroborus, espetáculo composto por 78 citações de clássicos do teatro representado durante 78 horas ininterruptas por 78 grupos paulistanos durante as Satyrianas de 2005; experiência repetida na rodoviária de São José do Rio Preto por ocasião do Festival Internacional de Teatro em 2006. É autor de Só Ifigênia, sem Teu Pai (apresentada no Teatro Popular do Sesi dentro da Mostra de Dramaturgia Contemporânea em junho de 2002, com direção de Márcio Aurélio); Um Cão Andaluz (a partir de trechos de Garcia Lorca e Pirandello) no projeto Lorca na Rua do Sesc em Julho de 1998. Dramaturgo e professor de História do Teatro, foi Crítico da Folha de S. Paulo entre 2001 e 2008.

BRIAN PENIDO ROSS:

Ator e diretor, é membro do Grupo Tapa desde 1982, participando de todas as suas montagens. Foi indicado duas vezes para o prêmio Shell de melhor ator, em 2001 em Major Bárbara de Shaw e em 1989 em Nossa Cidade de Wilder. Dirigiu em 2011 Alguns Blues do Tennessee, espetáculo formado por três peças de T. Williams, entre outras montagens no grupo Tapa, e Pedreira das Almasde J. Andrade e Dorotéia de N. Rodrigues com seu Grupo das Dores de Teatro, entre 2007 e 2010. É professor de teatro na Escola Wolf Maya e no Grupo de Estudos para Atores Profissionais do Grupo Tapa.  

 

FESTA INTERNACIONAL DA FRANCOFONIA:

Entre os dias 18 e 30 de março, as cidades de São Paulo, Campinas e Santo André recebem uma série de atrações nacionais e internacionais para celebrar a Francofonia, movimento mundial que tem a cultura francófona (de língua francesa) como ponto comum. A Festa da Francofonia 2014 é uma realização do SESC-SP, Consulado da França, Consulado da Bélgica, Consulado da Suíça, Consulado do Canadá, Escritório do Governo de Québec em São Paulo, Aliança Francesa, Bureau Export e WBI (Wallonie Bruxelles Internacional). Em destaque neste ano: Mostra de Cinema Francófono no CineSESC, apresentando produções do cinema canadense, francês, belga e suíço, com uma versão inédita de Hiroshima monamour; atrações com artistas e intelectuais da França, do Senegal, do Marrocos, de Togo, do Canadá; e participação especial dos francófonos que vivem no Brasil; shows das cantoras Zaz e Meissiat e da banda “Bande Dessinée”; concurso para jovens alunos de francês; lançamento da coleção infantil “Filosofinhos” bilíngue francês-português e ciclo de debates sobre o tema “Pensar em francês”.O objetivo, com ampla programação, é atrair não só os amantes da língua francesa, mas também aproximar novos interessados no idioma e na cultura. O Dia Internacional da Francofonia é celebrado em 20 de março em diversos países do mundo.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo