Cultura - Música

Projeto Música de Bar em Bairros apresenta Rixxa da Portela, em Pedra de Guaratiba

1 de Setembro de 2014

O Projeto Música de Bar em Bairros apresenta neste domingo, dia 7 de setembro, na Arena Carioca Abelardo Barbosa – Chacrinha, em Pedra de Guaratiba, o cantor Rixxa da Portela.

Conhecido popularmente como ‘Pavarotti do Samba’, Rixxa é apontado como um dos maiores intérpretes de sambas-de-enredo de todos os tempos do Carnaval carioca. Iniciou sua carreira no conjunto 'Os autênticos do Samba', onde apresentavam canções de Clara Nunes, Paulinho da Viola e Candeia. O reconhecimento como cantor erudito veio na década de 80, como primeiro tenor do Coral Comunica Som, da Companhia Brasileira de Correios e Telégrafos, o que o levou a uma apresentação nos Estados Unidos.

Rixxa também é compositor de música popular, tendo sido gravado com intérpretes famosos como Arlindo Cruz, Beth Carvalho e Alcione. Em 2006, marcou posição na Mangueira ao cantar com Jamelão o samba "Das Águas do Velho Chico Nasce um Rio de Esperança", em sua derradeira apresentação, que entrou para a história como uma das mais belas de todos os tempos.

Aclamado por sua poderosa voz de tenor e que foi intérprete da Portela entre 1995 a 1997, além de passagens pelo Salgueiro e pela Mangueira, foi convidado para ser a voz oficial do Timoneiros da Viola.

 

Comentários
Assista ao vídeo