Cultura - Educação

São paulo promove o módulo transmídia e inovação do projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco

18 de Setembro de 2014

Com o objetivo de oferecer aos profissionais do setor audiovisual a oportunidade de conhecer novas ferramentas e pensar novos formatos e plataformas, a APRO (Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizam o quarto módulo do projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” em São Paulo. Entre os dias 23 e 26 de Setembro, produtoras de micro e pequeno portes poderão ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas técnicas sobre o desenvolvimento de projetos Transmídia com Inovação Tecnológica.

O módulo será ministrado por Rodrigo Dias Arnaut, Mestre em Ciências pela Escola Politécnica da USP, pós-graduado em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM, Engenheiro de Computação (USJT) e Técnico em eletrônica pela ETE GV. O profissional também é curador responsável do grupo de estudo em transmídia (#EraTransmidia), professor do curso sobre transmídia na ESPM e líder de inovação e pesquisador de sistemas de TV no departamento de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da TV Globo. Eduardo Coelho Silva Fraga, consultor criativo do canal Multishow e do Prêmio Multishow de Música Brasileira e responsável pela estratégia de multiplataformas do Filme Latitudes, também participa dessa etapa. Serão abordados temas que orientam como deve ser desenvolvido um projeto Transmídia e apresentados as principais janelas e suportes adequados aos projetos, assim como alguns exemplos e cases internacionais.

Para a Gerente Executiva de Capacitação da APRO, Odete Cruz, o módulo Transmídia proporcionará aos alunos uma visão abrangente para pensar e desenvolver projetos inovadores que se complementem em várias plataformas. “Estamos muito satisfeitos com o Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco. Estamos tendo a oportunidade de compartilhar experiências e apresentar novas ferramentas e conceitos para os produtores de São Paulo”, ressalta.

O projeto “Objetiva – Empreendedorismo em Foco” conta com a parceria do SIAESP (Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo) e da ABPITV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão). Depois de São Paulo, estão previsto módulos nas cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Dstrito Federal e Recife, em datas e locais ainda não definidos.

Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual

Lançado em outubro do ano passado, o Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual busca oferecer às produtoras cursos de capacitação em gestão empresarial, distribuição, formatação de projetos para leis de incentivo e editais, roteiro, desenvolvimento de projetos transmídia, aspectos jurídicos para direitos autorais, modelos de contratos referenciais, entre outros conteúdos. O Projeto é aberto para todo o mercado de produção audiovisual nacional.

 

Comentários
Assista ao vídeo