Cultura - Educação

Fórum de inovação social e ética global da Suiça contou com palestra de comediante e empreendedor

23 de Outubro de 2014

 

Murilo Gun, comediante especializado em conteúdo corporativo, ministrou a palestra “Criatividade e Empatia: Habilidades do Futuro” durante o Fórum de Inovação Social e Ética Global (SIGEF 2014), que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro em Genebra, na Suíça. Esta é a primeira edição do evento, que tem como objetivo fomentar discussões e colaborações que atendam às necessidades sociais de forma mais eficaz em todo o mundo.

Baseado em seu recente programa de estudos na escola de futurismo Singularity University, conhecida como Universidade do Google, nos Estados Unidos, Murilo explicou no SIGEF que as habilidades humanas, a exemplo da criatividade e da empatia, farão a diferença para a manutenção de empregos diante do crescente processo de automação de atividades profissionais no futuro.

"Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisou 702 ocupações da previdência dos Estados Unidos e criou um algoritmo para calcular a probabilidade de cada ocupação ser substituída pela automação, que é o resultado da inteligência artificial e a robótica. Os critérios utilizados foram o quanto cada atividade demanda criatividade, inteligência social e percepção/manipulação. Em primeiro lugar, com maior chance de ser substituída pela máquina, ficou a atividade de operador de call center, por ser extremamente parametrizada. Em último lugar, com menor chance, ficou o recreador. Ou seja, nós comediantes estamos protegidos”, comenta Gun.

O Fórum de Inovação e Ética Global reúne organizações não governamentais (ONGs), fundações, associações e personalidades que promovem e apoiam o bem estar social, a solidariedade, as tecnologias construtivas e a ética em todos os campos e disciplinas. O SIGEF 2014 tem sido considerado a plataforma ideal para repensar o futuro, identificar os desafios do mundo moderno e traçar novas rotas para um desenvolvimento sustentável.

 

Comentários
Assista ao vídeo