Cultura - Educação

Porto Alegre, Brasília Rio e São Paulo recebem o escritor best-seller espanhol Javier Moro

14 de Novembro de 2014
Um dos escritores mais premiados e lidos da Espanha, Javier Moro chega ao Brasil a convite do Instituto Cervantes e da Editora Planeta com uma agenda programada quatro grandes capitais. O escritor começa sua agenda no próximo final de semana, dentro da programação da Feira de Porto Alegre (15 a 18/11), depois embarca para Brasília (16 a 19/11), segue para o Rio de Janeiro (19 a 21/11) e fecha a programação em São Paulo (21 a 23/11). Moro tem vários livros lançados pela Planeta, o mais recente é o Meia-noite em Bhopal, mas foi com a obra O império é você que ganhou definitivamente os leitores brasileiros. Com uma escrita elegante e com muito embasamento histórico, ele relata as aventuras e desventuras do Imperador D. Pedro I.
 
Sábado, dia 15 de novembro, às 18:30h: Auditório Barbosa Lessa - Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo. Autor de O império é você conversa com o público sobre sua trajetória e suas obras. Com participação de Luis Gonzaga. Sessão de autógrafos às 20h. Entrada franca.
 
Javier Moro nasceu em Madri, em 1955 e colaborou desde muito jovem com a imprensa nacional e estrangeira. Viveu muitos anos nos Estados Unidos, onde trabalhou como roteirista com diretores como Ridley Scott. Moro é autor de vários romances e é sucesso de crítica e de venda dos últimos anos na Espanha, no Brasil e em vários países europeus, com tradução para dezessete idiomas. É autor das obras O sári vermelho, Paixão Índia, As montanhas de Buda, Caminhos de liberdade e O Pé de Jaipur , todos publicados pela Editora Planeta.
 
O império é você – Transformado em Imperador do Brasil aos 23 anos, Dom Pedro I marcou decisivamente a história de dois continentes. Desmedido e contraditório, as mulheres foram a sua salvação e perdição: enquanto sua esposa, a virtuosa Leopoldina, o levou ao ápice, sua amante, a ardente Domitila, o arrastou para a decadência. Quando o imenso Brasil se fez pequeno e o poder deixou de interessar-lhe, colocou a vida em jogo por aquilo que acreditava ser justo. E alcançou a glória. Com a beleza exuberante do cenário brasileiro como tela de fundo, Javier Moro narra com paixão a epopeia do nascimento do Brasil, o maior país da América do Sul.
 
Meia noite em Bhopal – Uma história verídica cheia de pessoas com atitudes diferentes que podem cedo ou tarde trazer consequências ao nosso planeta. Uma família de camponeses indianos expulsa de sua terra por enxames de pulgões assassinos. Três entomólogos nova-iorquinos que inventam um pesticida milagroso. Um gigante da indústria química que encontra um gás mortal para fabricá-lo. Jovens engenheiros do Ocidente que querem acabar com a fome do terceiro mundo. Uma empresa tão inocente quanto uma fábrica de bombons. As festas e as alegrias dos deserdados de uma favela. Eunucos e princesas que enfeitiçam os engenheiros norte-americanos. Um trabalhador louco por poesia que desencadeia o Apocalipse. Uma recém-casada que se salva das chamas de uma fogueira graças ao pequeno crucifixo que leva ao pescoço... Javier Moro e Dominique Lapierre se uniram para relatar uma história verídica com centenas de personagens, de situações e de dramas que se mesclam num afresco exuberante de amor, heroísmo, fé e esperança.
 
Serviços
Porto Alegre
Dia 15/11, a partir das 18h30
Feira do Livro de Porto Alegre – Paço da Alfândega Auditório Barbosa Lessa Centro Cultural CEEE - Erico Verissimo Autor de O império é você conversa com o público sobre sua trajetória e suas obras. Com participação de Luis Gonzaga.
Entrada franca
 
Brasília
A aventura de Escrever
Dia: 18/11, a partir das 19h
Instituto Cervantes de Brasilia
SEPS 707/907 - Conj. D CEP: 70390-078
Informações: telefone (61) 3966-7809 | site://brasilia.cervantes.es Entrada franca
 
Rio de Janeiro
A aventura de escrever
Dia 19/11, a partir das18h30
Livraria Cultura -Cine Vitória
Rua Senador Dantas, 45 -Centro
Entrada franca
 
São Paulo
O Brasil e a minha imaginação literária
Dia 21/11, a partir das 19h
Instituto Cervantes de São Paulo
Av. Paulista, 2439 - Bela Vista - São Paulo/SP
Informações: telefone (11) 3897-9607
Entrada franca
Comentários
Assista ao vídeo