Viver - Beber e Comer

Lingua de boi com massa

21 de Fevereiro de 2015

Por Fabiano de Abreu

As nossas mães e nossas avos tinham a sabedoria de usar e aproveitar o animal com um todo, sem desperdícios ou preconceitos. Mas parece que pelo caminho e através do tempo andamos nos esquecendo desta sabedoria milenar, queremos só usar cortes e partes consideradas mais "nobres". Isso é um grande erro em muitos níveis, o certo é resgatar essa tendência como tem feito muitos Chefs através do movimento "Nose to Tail" literalmente do nariz ao rabo, aproveitando animal como um todo e assim sendo ate mais ecologicamente correto num planeta aonde as nossas riquezas naturais já estão sendo muito explorados.

Heaven Delhaye ? Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Heaven Delhaye – Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Então quando você entra na cozinha, tente deixar o preconceito de lado! Importante saber que ate as partes menos "conceituadas" ou "nobres" de certos animais são saudáveis e deliciosos quando sabemos prepara-los da forma correta. E isso, sem falar que o seu bolso vai agradecer no final... Esta é uma receita que usa Língua de Boi que minha mãe sempre fazia para gente e honestamente é uma delicia... Vale a pena experimentar, por que alias, o que seria da vida sem as descobertas e deliciosas novidades... Aproveitem e bom apetite...

INGREDIENTES P/ 6 pessoas

- 2 línguas de boi

- 2 cebolas grandes

- 5 dentes de alho

- 1 pedaço de pimenta dedo-de-moça

- 1 cenoura

- 2 folhas de louro

- 1 tomate

- 4 unidades de dentes de cravo

- 1 pau de canela

- Grãos de pimenta do reino preta

- Sal

- Folhas de Salsinha

- Azeite de oliva

MOLHO

- 2 latas de tomates pelados

- 1 cebola

- 2 dentes de alho

- Sal e Pimenta do reino moída

MASSA
- 100 gramas de talharim por pessoa ( ou outra massa da sua preferencia, mantendo sempre a medida de 100 gramas por pessoa ) também acompanha muito bem esta receita de Língua de Boi : arroz, purê de batata, polenta mole, pão branco como sanduiche e massas em geral...

MODO DE PREPARO

Corte as cebolas de forma rústica. Descasque e amasse levemente os dentes de alho, só para soltarem o seu aroma e sabor. Coloque-os para dourar na panela de pressão com azeite de oliva.

Pique uma pimenta dedo-de-moça e também adicione à panela para dourar.
Descasque a cenoura e corte em pedaços rústicos. Coloque para refogar na panela de pressão junto com as folhas de louro e o tomate picado.
Acrescente os dentes de cravo, o pau de canela e grão de pimenta do reino preta. Mexa os temperos até refogar bem.
Em seguida, adicione as línguas de boi e cubra com água. Antes de fechar a panela, termine com sal e folhas inteiras de salsinha. Após a panela pegar pressão, deixe cozinhar por 45 minutos.
Quando terminar de cozinhar e o vapor for liberado, retire a tampa e comece a preparar o acompanhamento.
Refogue a cebola fatiada e cortada em meia-lua com os dentes de alho. Quando estiverem dourados, entre com as latas de tomates pelados. Tempere com sal e pimenta do reino. Deixe cozinhar por oito minutos até o tomate se desmanchar um pouco.
Enquanto isso, prepare o talharine para acompanhar a carne. Só cozinhando numa panela com bastante agua quente e temperado com sal ate o ponto de al-dente...
Retire a carne da panela de pressão e coloque a língua numa tábua. Tire a pele da língua que é bem grossa, mas puxando com a mão e com cuidado ela sai sozinha e por completo. Fatie em rodelas.
Para deixar a carne suculenta por dentro e crocante por fora, frite as rodelas levemente numa panela já aquecida com um pouco de azeite.
Sirva o talharine, as rodelas de língua de boi e, por cima, espalhe o molho de tomate. Salpique um pouco de salsinha fresca picada e é só isso! Aproveite...
E bom apetite! 

Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Foto: Divulgação / MF Models Assessoria

Comentários
Assista ao vídeo